Foto: Jonas Svidras/Unsplash.com

Como saber se seu cabelo está saudável? Aprenda a avaliar

Você tem o costume de observar os seus fios? Na correria dos dias, sabemos que a rotina capilar acaba acontecendo de forma muito automática. Porém, é importante que avaliemos os nossos cabelos sempre!

Esse incentivo não diz respeito somente à identificação de possíveis danos ou necessidades específicas. É também para confirmarmos a saúde das madeixas de acordo com os cuidados que tomamos.

Se você se dedica, mesmo em meio à vida agitada, a avançar em um bom cronograma capilar e adotar hábitos que favoreçam os fios, é provável que eles simplesmente estejam fortes e saudáveis!

Jamais devemos nos acostumar a esperar somente por problemas. Por isso, que tal conversamos hoje sobre os principais pontos que indicam uma boa saúde capilar? Você pode identificá-los agora mesmo.

Aqui destacamos e explicamos os principais para você ganhar aquela motivação extra e continuar caprichando em cuidados especiais tanto de fora para dentro quanto de dentro para fora. Vale a pena, não?

Fios brilhosos em dia

Como estão as suas madeixas no quesito brilho? Esse detalhe significa que as cutículas estão fechadas, perfeitamente alinhadas e refletindo bem a luz. Em seu estado natural, é assim que um cabelo saudável deve permanecer.

Fios danificados, por outro lado, apresentam bastante opacidade. Ou seja, não brilham tanto assim. Esse sinal abre portas para o surgimento de outros danos como um ressecamento, aspereza e quebra.

Fortes e livres de queda

Perder cerca de 100 fios de cabelos por dia é normal. Trata-se de um mecanismo de renovação do corpo, como tudo que é cíclico em nosso organismo. Porém, uma queda além dessa estimativa torna-se um problema.

Se você desembaraça as madeixas com tranquilidade, não percebe muitos fios em pentes ou escovas e muito menos em roupas ou espaços que frequenta, é um ótimo indício de saúde. Provavelmente eles estão fortes na medida certa!

Couro cabeludo firme

Sim, o couro cabeludo também dá ótimos indícios de saúde quando falamos de cabelos. Basta observar se ele tem descamado e com qual frequência, caso ocorra. Se a dermatite não é um problema comum para você, é saúde na certa!

Importante lembrar que as caspas aparecem quando o couro cabeludo inflama e que os nossos hábitos contribuem e muito para isso. Dormir com as madeixas molhadas, por exemplo, já estimula ocorrências do tipo.

Cheios de movimento

Poucas coisas são tão deliciosas quanto perceber os fios esvoaçantes quando estamos ao ar livre, não é? É um ótimo indício de pura saúde. Fios com vida vão de encontro aos danificados, que de tão manipulados ficam mais pesados.

Quanto os cabelos estão saudáveis, mesmo movimentando-se assim eles embaraçam menos. Você sabia disso? Madeixas que muito embaraçam provavelmente estão com a hidratação e nutrição em baixa.

Teste da água

A melhor e mais simples forma de comprovar a saúde dos cabelos é observar se os fios flutuam na água. Isso mesmo! É assim que funciona, inclusive, o famoso “teste de porosidade”, que nos dá uma boa ideia do estado das madeixas.

Basta separar um fio e colocá-lo em um copo com água. Se ele flutuar, significa que as cutículas estão fechadas de forma equilibrada, permitindo a entrada de nutrientes porém sem sofrer com danos. Faça isso hoje e comprove!

Sem medo de umidade

Quem nunca esteve em um ambiente úmido e experimentou um frizz quase que instantâneo? Isso já deve ter acontecido com você. E não é um sinal de saúde nos cabelos, pelo contrário!

Madeixas saudáveis respondem muito bem à umidade. Elas permanecem do mesmo jeito, também indicando que não há porosidade. Que as cutículas não estão abertas a absorver essa mudança climática. Bom sinal, não é?

Dica extra de Phytoervas

Mesmo que você tenha respondido positivamente aos indícios de saúde capilar que apresentamos hoje, vale lembrar que a atenção com os fios deve continuar! Descuidar não é uma boa opção.

Identifique e escolha a linha que mais se adequa às características e necessidades dos seus cabelos, mantenha a rotina de tratamento em dia e não deixe de visitar o profissional de sua confiança para avaliações.

Cabelos saudáveis são resultado de uma missão diária leve e prazerosa envolvendo os seus cuidados prediletos. Você não só pode como deve contar com Phytoervas para curtir cada processo de um jeito ainda mais marcante!

Você tem alguma dúvida sobre o tema ou algum de nossos produtos? Siga para a aba “atendimento” clicando aqui e escolher um canal. Continue conosco!