(Foto: Fleur Kaan/Unsplash.com)

Calvície Feminina: como prevenir e tratar a queda excessiva dos fios?

Você já ouviu falar em Alopecia Feminina? O termo diz respeito a uma queda excessiva dos fios que, ocasionalmente, leva à calvície. A patologia é crônica, não tem cura, e atinge cerca de 5% das mulheres em todo o mundo. Gera muitas dúvidas, é claro!

Sua dinâmica é diferente da queda de cabelo comum, em que o bulbo capilar enfraquece. Na Alopecia, os fios afinam com o passar do tempo, até que param de crescer completamente.

As causas do problema são inúmeras e perpassam a genética, o uso demasiado de química, alterações hormonais, gravidez e estresse. O ideal, portanto, é investigar para que se defina a melhor maneira de atenuá-lo.

Em geral, é possível fortalecer alguns fatores para controlar doença desde já. E, felizmente, boa parte deles tem a ver com atitudes que adotamos em nossas rotinas! Você tem feito boas escolhas alimentares, por exemplo?

Hoje é dia de conversarmos sobre fortalecimento dos cabelos e como equilibrar a condição que é uma das grandes responsáveis pela calvície nas mulheres. O que acha de reavaliar alguns pontos em seu estilo de vida?

O que causa a Alopecia?

Quando o assunto é Alopecia, uma série de fatores podem ser considerados. De hábitos nocivos a outras condições de saúde, como estresse, gravidez ou cirurgias recentes, muitos pontos contribuem para que os fios caiam.

Além desses, podemos citar o uso de determinados medicamentos, dietas restritivas ou má alimentação no geral, o costume de prender os fios com muita força e até o excesso de química, como colorações e alisamentos.

Provavelmente, se as suas madeixas têm caído demais, você consegue identificar a presença de uma ou mais causas dessa listinha em sua rotina. Vale reavaliar!

E quais são os sinais?

A Alopecia pode ser identificada a partir de sinais muito claros desde o início. Falha visível no couro cabeludo é o mais comum, porém, não é o único!

Você deve acender o sinal de alerta ao perceber que seus cabelos estão cada vez mais finos e frágeis, se a risca do couro cabeludo alargar-se de uma hora para a outra ou se você identificar uma redução drástica no volume dos fios.

Uma queda de cabelo anormal também representa perigo. Importante lembrar que é comum perdermos cerca de 100 fios por dia, em uma espécie de renovação orgânica. Mais do que isso representa um problema!

É possível preveni-la?

Como estamos falando de uma condição cuja influência é genética e hormonal, a prevenção só é possível em relação à sua maior consequência, que é a calvície. A Alopecia, em si, pode ser abrandada.

Isso envolve mudanças relacionadas à qualidade de vida, alimentação e, claro, cuidados capilares. O uso estratégico de bons produtos para cabelos sem dúvida faz toda a diferença na garantia de não-evolução do quadro.

Phytoervas pode ajudar!

Nesse sentido, nós podemos te ajudar! Você não só pode como deve associar os cuidados que pontuamos a uma linha específica para a sua necessidade, a Linha Antiqueda Bétula Natural Phytoervas!

Todos os produtos agem no couro cabeludo diminuindo a fragilidade dos fios e evitando que eles continuem a cair. Utilizando a linha completa, a queda é reduzida em até 80%, para a sua tranquilidade e saúde!

Além do shampoo e do condicionador, você conta com um Tônico Capilar que turbina os resultados. Ele deve ser utilizado após os dois primeiros itens. Aplique massageando delicadamente o couro cabeludo e não enxague!

Dicas extras de Phytoervas

Livre-se ou ao menos reduza o estresse! Reserve 1 horinha do seu dia para você e algo que goste. Pode ser um esporte, meditação, hobby. Priorize-se!

*Evite prender os fios ainda molhados. Quando estão úmidos, os cabelos apresentam uma maior fragilidade e o atrito físico é um fator que estimula a queda.

*Evite o álcool e o tabagismo. Cigarros prejudicam a circulação sanguínea no couro cabeludo e a bebida alcoólica prejudica a absorção de nutrientes essenciais pelo organismo.

*Mantenha os fios limpos e tenha cuidado com “novidades no mercado”, especialmente as que contenham química. Ao decidir fazer uso de algum produto do gênero, procure assistência profissional.

*Cuide da saúde em geral! Procure garantir que seus exames estejam em dia e garanta o acompanhamento de especialistas de confiança.

Viu como é possível manter as madeixas saudáveis mesmo convivendo com a Alopecia? Não deixe de investigar tudo que tem feito e se cuide! Em caso de dúvida, siga para a aba “atendimento” clicando aqui e escolha um canal.