Outubro Rosa: conheça a história da campanha que  mobiliza o mundo na luta contra o Câncer de Mama 

Outubro Rosa: conheça a história da campanha que  mobiliza o mundo na luta contra o Câncer de Mama 

Fortalecida na última década do século 20, a campanha Outubro Rosa ajuda a  salvar vidas até hoje ao estimular ações de prevenção à doença 

O Outubro Rosa é conhecido internacionalmente por ser uma campanha difundida no  10º mês de cada ano com o intuito de conscientizar e alertar toda a sociedade acerca  da importância do diagnóstico precoce e da prevenção do Câncer de Mama, um dos tipos de câncer de maior incidência em todo o mundo. Durante o mês que acaba de  começar, celebridades, instituições, empresas privadas e inúmeras pessoas comuns  se unem para chamar a atenção das mulheres para a importância da realização do  autoexame, bem como das visitas anuais aos seus médicos para check-ups e até  mudanças de hábitos capazes de protegê-las contra a doença, que nos estágios  iniciais costuma se manifestar de maneira silenciosa. A patologia também acomete  homens, que somam 1% do total de casos da doença e demandam todo o cuidado e  atenção ao longo do processo de controle e cura.  

Se tais iniciativas já eram importantes no surgimento da campanha em meados anos  90, hoje elas se fazem essenciais: entre os anos 2020 e 2022, o Instituto Nacional do  Câncer (Inca) estima que mais de 66 mil novos casos sejam diagnosticados no Brasil, incluindo 17.572 óbitos entre mulheres e 189 entre homens – uma realidade que, se  levada em conta já nos dias atuais, pode ser mudada por meio da informação e do  estímulo ao autocuidado, gerando diminuição da mortalidade por meio do diagnóstico  precoce e um olhar cada vez mais otimista no que diz respeito especificamente aos  tratamentos disponíveis e as altas chances de cura, que têm evoluído bastante junto à ciência médica. Cerca de 95% dos casos de Câncer de Mama têm chance de cura se  diagnosticados nos primeiros estágios, portanto, fiquemos atentos! 

Para que você faça parte de todo esse movimento tão especial e significativo conosco, compartilhamos, hoje, a história, contribuições e informações acerca do Outubro Rosa  e do Câncer de Mama, que podem e devem ser distribuídas entre amigos, familiares,  conhecidos – principalmente porque a campanha vai muito além do que normalmente  se imagina. Além de disseminar boas informações, você também pode contribuir de  outras formas simples como apoiar organizações regionais que atuem junto ao tema,  utilizar o lacinho rosa nos seus looks do mês e compartilhar outros posts interessantes  nas redes sociais, que contenham dicas bacanas, lembretes sobre o autoexame e até  mensagens de carinho às pessoas do seu círculo. São pequenos detalhes que fazem  a diferença nesta nobre missão. Mas onde tudo começou? 

Como o movimento surgiu? 

O começo do Outubro Rosa nos leva diretamente aos anos 90, quando a Fundação  Susan G. Komen for the Cure promoveu a primeira corrida pela cura em Nova York – que reuniu somente sobreviventes do Câncer de Mama. A partir daí, uma série de  entidades estadunidenses se comprometeram a fomentar ações voltadas à prevenção  e diagnóstico precoce da doença enfeitando com laços rosas diversos locais públicos,  organizando desfiles, partidas de boliche e muito mais. Todo esse histórico pode ser  encontrado em websites como o www.komen.org e o www.pink-october.org. No Brasil,  o marco inicial da campanha foi a iluminação rosa no Obelisco do Ibirapuera em 2002, que abriu portas para que entidades governamentais se engajassem mais na causa e  tornassem o Outubro Rosa o que ele é hoje em nossa nação. Em 2008, a mensagem  de autocuidado já era transmitida em todo o país por variados meios – algo muito  positivo, afinal, a questão é de fato muito séria. 

O que é o Câncer de Mama? 

O Câncer de Mama se caracteriza por um tumor maligno que se instala no tecido  mamário a partir do momento em que as células da região começam a se desenvolver  de maneira desordenada. Isso acontece em razão de uma alteração de trechos das  moléculas de DNA que multiplicam as células anormais e dão origem a nódulos, o  sintoma inicial mais percebido por pacientes que identificam a patologia por meio da  auto-observação. Massas com bordas irregulares, sólidas e indolores (em sua grande  maioria) devem ser avaliadas imediatamente por profissionais capacitados, já que o  diagnóstico precoce da doença aumenta as chances de cura e evita que o Câncer  sofra metástase, ou seja, se espalhe para os demais órgãos. Independentemente da  presença de sintomas, portanto, exames anuais como a mamografia são fundamentais  e por essa razão são tão enaltecidos e destacados pelo Outubro Rosa. 

Por que a campanha é importante? 

Sim, é justamente por isso que o Outubro Rosa é tão importante. Até 2012, de acordo  com o IBGE, as mortes entre mulheres pelo Câncer de Mama aumentaram em 16,7%,  um dado que deve ser combatido ano após ano. A principal arma que temos para tal é  a informação e o estímulo para que tanto homens quanto mulheres busquem conhecer  os próprios corpos, cuidem da saúde de maneira preventiva e contínua e jamais,  jamais deixem de realizar os seus exames anuais junto aos médicos de confiança por  medo ou qualquer outro motivo. Uma alimentação adequada e a prática de atividades  físicas regulares, por exemplo, já configuram muito do que deve ser feito para evitar  um novo caso da doença. Nada melhor do que um incentivo tão bacana vindo de  todos os lados, não é? É justamente isso que o Outubro Rosa busca promover. 

O Outubro Rosa em 2020 

Em 2020, o tema da campanha Outubro Rosa é “quanto antes melhor”, segundo já  anunciou a Sociedade Brasileira de Mastologia. Mais uma vez, a prevenção entra em  pauta, já que ela deve ser potencializada em nosso dia a dia com cuidados e ações  muito simples. Você sabia que a alimentação balanceada e as atividades físicas que  citamos logo acima podem reduzir em até 28% o risco de um Câncer de Mama? Pois  é. Tudo isso tem a ver com o controle do peso e a redução do estresse, fatores de  risco que combinados a outros pontos como a hereditariedade podem ser decisivos no  que diz respeito ao surgimento da doença. Quanto antes nos prevenirmos e nos  cuidarmos, melhor. Quanto antes tivermos um diagnóstico, melhor. Não esqueça deste  recado e compartilhe com aqueles que você ama. Valerá a pena! 

A campanha na Phytoervas 

Ao longo de todo o mês, as nossas comunicações falarão bastante do Outubro Rosa,  pois temos muito o que conversar. A Phytoervas quer ser sua parceira de vida e cuidar  não somente dos seus cabelos de uma forma natural, mas também te incentivar a ter  uma vida plena, saudável e leve. Nós levamos em conta sua saúde, bem-estar e  qualidade de vida – tudo que você merece para ser feliz! Combinado? Você gostaria  de ver algum ponto específico relacionado à campanha Outubro Rosa por aqui? O que  achou das curiosidades e informações de hoje? Conte para nós! Queremos saber como podemos continuar te ajudando em questões como essas.