Por que cabelos claros amarelam? Entenda o que acontece e saiba evitar

Fios grisalhos, loiros e mechados podem sofrer com o tom alaranjado – entretanto, felizmente, isso pode ser evitado

Madeixas claras são o xodó de muita gente, inclusive nosso! Sejam os loiros, os com mechas ou os grisalhos, cabelos com tons mais abertos sempre fazem muito sucesso e jamais sairão de moda, pois se renovam nos tons de acordo com a época do ano e com as tendências, por exemplo. No caso dos loiros, durante o inverno é comum que invistamos bastante no loiro escuro, no acobreado e no mel, cores mais fechadas que combinam muito com a sofisticação da estação. No verão, por outro lado, o encanto fica por conta dos loiros mais abertos, que combinam perfeitamente com a luz, a energia e o sol do período mais quente do ano. Já os fios grisalhos dispensam comentários: nos últimos anos eles têm sido a grande pedida das mulheres mais maduras, que aos poucos têm abandonado as tinturas e assumido a beleza natural dos cabelos descoloridos – uma novidade que sim, vale muito a pena experimentar!

No entanto, como todos os outros tipos de madeixas, os fios mais claros requerem cuidados especiais em razão de suas particularidades estruturais. Por terem menos pigmento na composição, eles são muito mais suscetíveis a fatores externos que os prejudicam profundamente – são mais vulneráveis, de fato, e necessitam de uma proteção extra que deve vir diretamente dos nossos hábitos e cuidados diários. Quando os fios são descoloridos, então, isso deve ser considerado com maior intensidade, afinal os cabelos passaram por um processo químico que, mesmo feito com responsabilidade e de maneira profissional, fragiliza os fios de certa forma. Sim, é essencial ter tudo isso em mente e fortalecer atitudes direcionadas exclusivamente à manutenção de madeixas saudáveis, fortes, iluminadas e, claro, com a cor sempre em dia!

Foto: Reprodução/Pexels.com

Diante disso, vale entender: por que os cabelos claros amarelam? Quais são as principais causas desses efeitos tão incômodos? Será que é possível evitá-los de maneira eficiente? E se eles amarelarem, o que fazer para reverter o quadro? Hoje conversaremos um pouquinho sobre o tema, para você garantir que os seus fios permaneçam sempre maravilhosos – como você! Confira abaixo.

Por que isso acontece?

Cabelos claros, mechados e até mesmo os grisalhos são mais porosos do que os que possuem tons escuros. Isso significa que, como já mencionamos anteriormente, eles são suscetíveis a agressões diversas, pois absorvem com mais facilidade uma série de fatores que deterioram e prejudicam a cor. Nessa lista entram inúmeros pontos como radiação advinda da luz solar, compostos de produtos de higiene e beleza, sal e cloro e, como ocorre com todos os tipos de madeixas, atritos físicos com o uso constante de modeladores, pranchas e secadores, que podem ocasionar inclusive quebras e outras consequências se não utilizados com cautela. Vale a pena ter atenção redobrada com esses detalhes, como destacaremos a seguir.

Os principais fatores de risco

Para começarmos, sim, as “chapinhas”, secadores, modeladores… todas essas ferramentas que trabalham os cabelos por meio do calor amarelam/alaranjam as madeixas pois as submetem a altas temperaturas, fragilizando-os e os deixando muito mais porosos do que já são. O mesmo acontece com o sol! Óleos capilares e queratinas amareladas também podem alterar o tom dos fios, por isso é importante sempre consultar um profissional sobre os produtos a serem usados nos cabelos. Mais comuns durante o verão, pontos como o sal da água do mar e o cloro das piscinas também oferecem grande perigo nesse quesito. Se os seus fios tem pigmentos artificiais, o grande número de lavadas pode desbotar e alterar o tom igualmente. São muitos detalhes, mas que devem ser investigados e levados em conta sempre.

Como evitar o “amarelamento”

Para facilitar, não esqueça as dicas para evitar esse efeito tão indesejado no loiro! Antes de sair ao sol ou utilizar alguma ferramenta de calor, não dispense a proteção térmica. Também tenha muita atenção aos produtos que utiliza nos fios, dando preferência aos que são livres de sulfatos (uma espécie de detergente que prejudica profundamente a cor dos cabelos), como os de Phytoervas. Mantenha a hidratação sempre em dia, invista nas duchas com água doce antes e depois dos banhos de mar ou piscina, mantenha as visitas regulares ao seu cabeleireiro de confiança e, muitíssimo importante, utilize somente itens de cuidado indicados especificamente para os seus cabelos, sejam eles loiros naturalmente, coloridos ou grisalhos. Que tal um empurrãozinho bacana de Phyto?

Já amarelou! O que fazer?

Se as madeixas já amarelaram, não entre em pânico. Nós podemos matizar e seguir nos cuidados com a Linha Desamareladora Phytoervas, especialmente elaborada para qualquer tipo de cabelos claros, sejam loiros, mechados ou grisalhos. Ela possui na formulação um complexo de flores violetas, responsável pela matização gradativa do tom alaranjado dos fios, realçando a cor dos cabelos e deixando-os mais luminosos. Aos poucos, a linha elimina os metais pesados residuais dos fios, como o cloro e a poluição, devolvendo aos cabelos o tom original. Sem muito segredo e sem dificuldade! Basta associar shampoo, condicionador, máscara e creme para pentear e celebrar a linda cor dos cabelos. Tem coisa melhor do que valorizar o que amamos?

Agora que você já sabe tudo que deve fazer para preservar a cor dos seus fios claros, não deixe de investir nesses cuidados especiais! Eles merecem toda a atenção que você puder oferecer. Não esqueça que você não só pode como deve contar com Phytoervas nessa missão! Hidrate os seus fios, proteja-os e celebre-os com o melhor que a natureza pode oferecer. O que achou das dicas de hoje? Conte para nós, deixe aqui nos comentários a sua experiência! Queremos saber como podemos continuar te ajudando em questões como essas – e você também pode auxiliar outra pessoa que esteja passando por isso nesse momento. Caso queira tirar outros tipos de dúvidas ou deixar mensagens, lembramos que é muito simples falar conosco: basta seguir para a aba “atendimento” clicando aqui e escolher um canal.