Como o clima afeta os cabelos? Veja como manter os fios saudáveis em qualquer estação
Você já percebeu o quanto os nossos cabelos são sensíveis às variações climáticas?
Pois é. Mudanças no clima podem afetar a saúde e a aparência dos fios causando problemas como ressecamento, frizz, quebra e perda de brilho.
É por essa razão que devemos entender como diferentes condições climáticas impactam as madeixas, afinal os cuidados mudam…
Se você não sabe bem o que fazer em cada contexto, como exposição ao sol, umidade, vento, calor ou frio, não se preocupe. Chegou o momento!
Hoje conversaremos um pouco sobre o assunto! Continue conosco.
Exposição ao sol
Sol em excesso pode ser extremamente prejudicial para os fios. Lembre-se que eles se comportam como nossa pele!
Os raios UV danificam a cutícula, a camada externa do cabelo, deixando-o seco, quebradiço e sem brilho. Além disso, desbota a cor de madeixas tingidas e naturais, tornando-os opacos.
Para resolver, é fundamental investir em produtos com proteção UV.
Chapéus ou bonés também ajudam muito. Mantenha a hidratação regular com máscaras nutritivas e não se preocupe mais!
Umidade e chuva
Quando falamos de umidade e chuva, os fios cacheados e ondulados sofrem um pouco mais.
Esses fatores aumentam a absorção de água pelo cabelo, causando frizz e perda de definição. Quem tem cachinhos sabe bem…
Para combater esses efeitos, anti-frizz e finalizadores que selam a cutícula sempre. Óleos capilares e leave-ins são ideais para manter os fios alinhados e protegidos.
Além disso, evite pentear os cabelos secos, pois isso pode aumentar o efeito arrepiado.
Forte vento
O vento é um inimigo invisível que pode embaraçar e quebrar os fios, além de remover a umidade natural do cabelo, tornando-o seco e áspero.
Por isso, aposte em tranças ou coques e produtos que ajudem a desembaraçar, como condicionadores leave-in. Isso já resolve muito bem a questão.
Aplicar um óleo para manter a hidratação e evitar que os fios se embaracem facilmente também é uma ótima solução.
Só não esqueça de usar escovas com cerdas macias, as recomendadas para desembaraçar sem causar danos.
Frio em excesso
O ar frio e seco do inverno pode desidratar o cabelo, deixando-o quebradiço e sem vida.
O que muita gente não sabe, também, é que o uso de roupas de inverno pode aumentar a eletricidade estática, causando arrepiamento.
Para acabar com esses efeitos, use shampoos e condicionadores hidratantes e aplique máscaras de nutrição profunda semanalmente.
Proteja as madeixas com gorros de materiais suaves. Produtos anti-estáticos podem ser usados para controlar aquele frizz!
Altas temperaturas
Calor e perda de hidratação pelas madeixas andam de mãos dadas, resultando em fios secos e propensos a danos térmicos.
O calor também pode estimular a produção de óleo no couro cabeludo, tornando os fios mais oleosos.
Para proteger os cabelos, use protetores térmicos antes de secar ou modelar e adote shampoos e condicionadores que equilibram a oleosidade.
Máscaras hidratantes regulares são essenciais para manter a saúde dos fios durante o verão.
Pode parecer difícil, mas cuidar dos fios em todas as condições climáticas se resume em adotar uma rotina de cuidados adequada.
Primeiro, usar um bom shampoo e condicionador hidratante que contenham proteção UV e propriedades anti-frizz.
Segundo, não dispensar as máscaras de nutrição profunda pelo menos uma vez por semana para manter os fios hidratados e saudáveis.
E, por último, lançar mão de finalizadores como óleos e leave-ins que protegem e selam a cutícula, garantindo cabelos brilhantes e sem frizz. Experimente!
Phytoervas tem todas as soluções que você precisa, seja qual for o momento do ano. O importante é garantir fios saudáveis e belos a todo instante. Você merece!
O que achou das orientações? Conte conosco sempre. Se precisar, entre em contato pela aba “atendimento” clicando aqui. Basta escolher um canal e nos chamar.