(Foto: Chris Nguyen/Unsplash.com)

Como cuidar de cabelos oleosos no verão? Confira dicas especiais de Phytoervas

Quem não gosta de garantir cabelos bonitos, saudáveis e fortes o ano inteiro? Seja qual for a estação, é o que mais desejamos, não é?

Em determinadas épocas, porém, é normal que lidemos com mudanças não tão positivas nas madeixas. Demandas específicas às quais temos de nos adaptar!

É o caso da oleosidade, que costuma ser mais intensa no verão já que o período é marcado pelas altas temperaturas, umidade e exposição constante ao sol.

Esse combo estimula uma maior produção de sebo não só pelo couro cabeludo mas também pela pele, pois o organismo prepara-se para possíveis ressecamentos.

É por isso que, para evitar o visual pesado nas madeixas, coceira, descamação e outros sinais nada agradáveis é preciso adaptar algumas ações.

Mas o que será que devemos fazer para trabalhar esse excesso de óleo especificamente no verão? Será que basta usar algum produto específico, por exemplo?

Chegou o momento de conversarmos sobre o tema até mesmo para preveni-lo! Você verá que evitar a oleosidade excessiva é mais simples do que parece.

Alternando as lavagens

Muita gente ainda acredita que higienizar os cabelos todos os dias é uma boa solução para o controle da oleosidade. Mas não é bem assim!

Lavar os cabelos demais pode piorar o quadro e fazer com que o couro cabeludo produza ainda mais sebo para se proteger.

Como o acúmulo de resíduos também não é nada bom, o ideal é pelo menos alternar os dias de lavagem para gerar um bom equilíbrio.

Enxague pós-banho

É no verão que mais aproveitamos aquelas horinhas de descanso na praia ou em piscinas, não é? Não tem coisa melhor!

Porém não podemos esquecer que o sal e o cloro são inimigos dos cabelos e que é importante enxaguá-los após o banho.

Além de investir na água doce, vale a pena lançar mão de estratégias como o uso do DD Cream Sol, Mar e Piscina Macela e Aquiléia Phytoervas.

Ele cria uma barreira protetora nos fios que evita os inúmeros danos causados pela exposição ao sol, mar ou piscina, inclusive a oleosidade!

Manejo do condicionador

O acúmulo de resíduos no couro cabeludo é uma das principais causas do excesso de produção de sebo na região.

É por essa razão que, não somente no verão, precisamos ter muito cuidado com o contato de determinados produtos à área, como os condicionadores.

Esses itens foram feitos para aplicação exclusiva no comprimento dos cabelos e não devem acessar o couro de forma alguma!

Caso isso aconteça mais de uma vez, é natural que o couro cabeludo absorva o produto e reaja com inflamações e descamações.

Uso de antirresíduos

Prevenir o aumento na produção de sebo pelo couro cabeludo deve ser uma missão contínua principalmente no verão.

Para isso, uma estratégia extremamente válida é o uso de um Shampoo Antirresíduos a cada 10 dias de acordo com o nível de oleosidade.

O produto higieniza cabelos e couro cabeludo de uma forma ainda mais profunda, eliminando impurezas que os shampoos normais não alcançam.

Porém, vale lembrar que o antirresíduos não foi desenvolvido para uso constante! Respeitar o seu intervalo é evitar um efeito rebote com produção ainda maior de óleo.

Temperatura ideal

Sim, as orientações para fios mais leves e livres de tanta oleosidade sempre passam por boas lavagens. Mas elas não podem ser feitas de qualquer forma, como já vimos!

Um detalhe crucial desse momento tem a ver, inclusive, com a temperatura da água utilizada.

Quando investimos em altas temperaturas, as cutículas dos fios se abrem e ressecam, dando início ao temido efeito rebote. Uma produção ainda maior de sebo!

Por isso, ao lavar as madeixas, dar preferência à água gelada ou ao menos fria é crucial. Isso inclusive turbina o brilho e a maciez dos cabelos!

Dicas extras de Phytoervas

– No verão, costumamos utilizar acessórios que abafam os cabelos e o couro cabeludo. Se possível, equilibre o uso de chapéus e bonés, por exemplo

– Dormir com os fios molhados e principalmente presos ainda úmidos eleva e muito a oleosidade dos cabelos. Vale evitar ao máximo!

– A alimentação influencia em todo o funcionamento do nosso corpo. Não seria diferente com os cabelos! No que diz respeito à produção de sebo, evitar alimentos muito gordurosos, excesso de sal e açúcar e carne vermelha é o segredo.

– Incluir uma Linha Antioleosidade na rotina é a cereja do bolo. A Controle da Oleosidade Phytoervas limpa os fios e couro cabeludo delicadamente.

Isso é possível graças à combinação de gengibre, sálvia, menta e alecrim, ativos bem conhecidos pela ação adstringente. Os fios leves e macios são resultado certo!

Sofrer com excesso de oleosidade não é mais uma opção por aqui! Em caso de dúvida, siga para a aba “atendimento” clicando aqui e escolha um canal. Conte com Phytoervas em todos os momentos!