Como cuidar dos fios no outono? Conheça as dicas especiais de Phytoervas

As variações climáticas típicas da nova estação pedem que adotemos uma rotina especial de cuidados voltados aos cabelos

Sim! O verão acaba de chegar ao fim e nós já estamos adaptando a nossa rotina capilar ao outono, estação que teve início no último dia 20 e termina somente em junho. Como qualquer outra época do ano, todo esse período tem características bem peculiares que influenciam diretamente na forma que vivemos e em tudo que fazemos em prol da nossa saúde, bem-estar e beleza. A partir de agora, a quantidade de chuvas aumenta, o ar fica mais seco, a poluição consequentemente aumenta e inúmeras oscilações de clima e temperatura tomam conta do país de norte a sul – por isso, se antes nos protegíamos do sol, do cloro e do sal, agora devemos prestar bastante atenção nesses e em outros detalhes bem especiais.

Um dos principais fatores de preocupação, agora, é o fato de que no outono os cabelos ficam mais propensos à queda, explicado pelo fato de os dias serem mais nublados, o que dificulta que os cabelos recebam estímulos luminosos de crescimento. No verão, os fios têm seus sensores de luminosidade ativados a todo instante, o que muda completamente nos dias amenos de outono, levando os fios a entrarem em uma fase de queda acentuada especialmente quando não dedicamos aos cabelos os devidos cuidados. É hora, portanto, de compensarmos a falta de fotoativação com aquela atenção redobrada! Quem não deseja ter fios volumosos e fortes, não é? Você pode e ainda nessa época!

Para celebrar o início de uma nova fase do ano para todos nós e para ajudar você a não descuidar dos cabelos principalmente em uma época capaz de nos trazer tantos danos de uma vez só, hoje reunimos e compartilhamos as principais dicas relacionadas aos fios nesse período. Siga firme em sua rotina de beleza e bem-estar e não esqueça de contar com Phytoervas em todos os momentos? Vamos juntos? Em primeiro lugar:

Atenção ao couro cabeludo

O primeiro passo para evitar uma queda de cabelo acentuada no outono é fortalecer o couro cabeludo, o que sempre poderá ser feito com algumas precauções. Se você costuma higienizar os fios com água quente, é importante repensar: utilize água fria ou no máximo morna para lavar os fios. É essencial também ter atenção aplicar cremes e condicionadores sem enxague, pois eles devem ser utilizados somente da metade para as pontas dos cabelos e jamais no couro cabeludo. Isso evita obstruções e maiores problemas! Por fim, invista em uma boa massagem capilar no banho, que além de relaxar estimula o couro cabeludo a permanecer forte e saudável.

Evite ferramentas de calor

Você lembra que mencionamos logo acima o clima seco do outono, não é? Pois bem. Os fios já sentem muito a falta de umidade e tendem a ressecar rapidamente. Imagine só o que acontece quando exageramos com as ferramentas de calor! O uso frequente de pranchas, secadores e modeladores de fios podem danificar profundamente a estrutura capilar nesse contexto, dificultando que os cabelos permaneçam saudáveis não somente nesta estação. Por isso, é fundamental que se reduza essa frequência para dias alternados (pelo menos) e que jamais, jamais se dispense o uso de um bom protetor térmico antes desse processo. Nós temos várias opções de Protetores Térmicos aqui em nosso site. Escolha o que se encaixa melhor às suas necessidades!

Fortaleça o cronograma

Principalmente se você sente que as madeixas ainda estão sofrendo com danos do verão, a dica é: reforce o seu cronograma capilar. Cabelos danificados permanecem com cutículas abertas, ou seja, sempre quebradiços e sem brilho, o que devemos evitar ao máximo. Experimente renovar as etapas do seu cronograma por meio de uma avaliação profissional, contemplando os momentos de hidratar, nutrir e reparar. No que diz respeito à queda, caso perceba uma continuidade ou aumento de fios caindo ao longo dos dias, vale a pena buscar uma avaliação de um dermatologista para identificar outras possíveis causas e tratamentos. Só não deixe seus cabelos desassistidos!

Higienize muito bem

Você sabia que no outono a poluição também aumenta, especialmente nas grandes metrópoles? O ar seco contribui e muito para esse fator, o que nos leva a uma maior necessidade de proteção dos cabelos, que podem perder a maciez, o brilho e a força de maneira ainda mais fácil. O primeiro passo para garantir fios blindados é investir em uma limpeza suave mas bastante eficaz. Uma ótima opção é realizar, pelo menos a cada 15 dias, um bom detox com a Linha Clorofila e Chá Verde Phytoervas. Ela atua principalmente no couro cabeludo, eliminando impurezas, resíduos de poluição e de cosméticos e deixando seus cabelos hidratados e com brilho. Ou seja, tudo isso sem deixar a saúde de lado.

Evite qualquer atrito

Já que as madeixas correm um maior risco de ressecar no outono, devemos ter cautela inclusive com os penteados que utilizamos no período. Claro, você não só pode como deve investir em muito estilo nessa época – porém, pelo menos enquanto sentir que seus fios estão se recuperando do verão, vale moderar e avaliar bem os acessórios. O atrito de elásticos utilizados para prender os cabelos, por exemplo, é suficiente para causar uma quebra. Portanto, escolha melhor os acessórios e prefira aqueles revestidos por algum tecido, sempre tendo o cuidado de não apertar muito os cabelos durante o uso. Isso evita grandes problemas e garante que você siga inovando nos fios com segurança!

Avalie sua alimentação

Como reforçamos sempre, a atenção com nossos fios deve começar pela alimentação – de dentro para fora! Alimentar-se bem diminui o risco de queda excessiva dos cabelos e garante uma aparência renovada, já que a saúde ganha um up incrível! Por isso, busque investir em alimentos ricos em vitamina C, zinco e boas proteínas. Para adequá-los à sua rotina e incluí-los no cardápio de acordo com o que você precisa, busque apoio de um nutricionista, profissional habilitado a compreender o que você precisa e montar um planejamento alimentar personalizado. Só ele pode adicionar tudo que você precisa ao seu dia a dia, para que você não tenha qualquer dificuldade em garantir a plena saúde dos seus cabelos e de todo o corpo.

Quantas dicas importantes, não é? Nada como iniciar uma nova estação com tudo que precisamos para fortalecer os cabelos e garantir a saúde que eles merecem a todo instante! O que você achou dos pontos que compartilhamos hoje? Você já tem o costume de adequar a sua rotina de cuidados capilares às estações do ano? Quais efeitos você sente nos fios após iniciar novos protocolos? Quais são as suas linhas Phytoervas prediletas nesse sentido? Conte para nós aqui nos comentários! Queremos saber como podemos continuar te ajudando em questões como essas. Caso queira tirar outros tipos de dúvidas ou deixar mensagens, lembramos que é muito simples falar conosco: basta seguir para a aba “atendimento” clicando aqui e escolher um canal.