(Foto: Alex Perez/Unsplash.com)

Como tratar e cuidar de fios grossos? Fortaleça o seu cabelo com as dicas certas

Você já parou para observar os seus fios bem de pertinho? Eles são mais finos ou grossos? Esse detalhe da estrutura capilar varia em paralelo ao tipo de fio, uma combinação que demanda atenção específica.

Nossas madeixas podem ser compostas por fios finos ou grossos e o que define tal fator é a genética, essencialmente. Isso pode mudar ao longo da vida por uma série de fatores, mas não é tão comum que aconteça.

Identificar os fios grossos requer uma análise simples. Fios que têm uma espessura um pouco maior costumam ser mais volumosos, pesados e apresentar opacidade, frizz, ressecamento e aspereza com mais facilidade.

Em razão de sua configuração um pouco mais robusta, eles têm dificuldade de absorver a água necessária à manutenção da hidratação capilar e por isso sofrem um pouco mais com consequências nesse sentido.

Identificadas tais características, vem a questão: como cuidar, então, para evitar que os cabelos sofram com os problemas mais comuns enfrentados por quem tem as madeixas um pouco mais grossas?

Chegou a hora de conversarmos sobre alguns pontos essenciais envolvendo a rotina de cuidados ideal para os cabelos grossos. As dicas são simples, mas demandam sua atenção e dedicação!

Avalie o corte ideal

Sim! O corte influencia na condução de cabelos mais grossos. Isso faz diferença nos pequenos detalhes do dia a dia! Além de considerar todo o visagismo, não esqueça de pensar na sua estrutura capilar!

Nesses casos, os cortes mais recomendados são aqueles com as pontas repicadas, mais desestruturados. São eles que garantem leveza e movimento a cabelos que, no geral, costumam pesar bastante, já que são estruturalmente densos.

Escolha as ferramentas

Será que as escovas e pentes que você tem utilizado favorecem essa particularidade das suas madeixas? Esses itens também devem ser escolhidos a dedo, de preferência de acordo com alguns pontos.

Aqui, o mais indicado são pentes e escovas que tenham as cerdas mais espaçadas. Pode parecer um mero detalhe, mas é isto que evita o aumento do frizz e do volume, além de facilitar o desembaraçar. Você sentirá a diferença!

Lave e seque delicadamente

Vale a pena reforçar algumas das orientações que mais compartilhamos por aqui. Evite lavar os fios com água quente e esfregar os cabelos com muita força utilizando a toalha ao final. Se precisar de um secador, ajuste a temperatura!

Além de fechar as cutículas adequadamente com a água fria ao fim da higienização, você pode evitar o frizz e as alterações de volume manuseando a secagem com uma toalha de microfibra. Tudo com aquele carinho especial!

Saiba finalizar os cabelos

Para que os fios não aumentem em densidade e percam a leveza, o ideal é que a finalização seja uma das partes mais importantes da rotina. Para começar, o creme ou leave-in deve ser bem escolhido!

Prefira aqueles que tenham uma consistência mais leve e que se proponham a trabalhar o volume e o frizz, como o Creme de Pentear Dia a Dia Verbena e Capim-limão Phytoervas. Ele hidrata sem pesar!

A quantidade de leave-in aplicada também deve ser observada. Vale a pena não exagerar na dose e testar, a cada aplicação, qual é a que mais funciona para o seu caso específico. Combinado?

Dicas extras de Phytoervas

Fios grossos ressecam com facilidade! Por essa razão, é necessário caprichar na hidratação. Para isso, conte com Phytoervas e toda a Linha Hidratação Intensa nos seus cuidados diários.

Invista em linhas e produtos enriquecidos com nutrientes que fortaleçam o tipo de fio! Prefira aqueles que tenham, por exemplo, bons óleos vegetais na composição, como o próprio óleo de coco, rícino, argan, amêndoas e outros

Livre-se dos sulfatos, os “detergentes” que fazem parte das fórmulas de muitos produtos capilares. Eles provocam ressecamento e problemas secundários em longo prazo. Com Phytoervas você não se preocupa: nós não os utilizamos!

Não esqueça da nutrição, etapa do Cronograma Capilar que deve ser fortalecida junto à hidratação em razão da dificuldade dos ativos de penetrar na estrutura espessa dos fios. Experimente a Linha Reparação e Nutrição Bacuri e Patauá Phytoervas!

Tudo pronto para você cuidar ainda melhor das madeixas! Fios grossos demandam carinho. Estamos felizes e sempre dispostos a ajudar! Na dúvida, siga para a aba “atendimento” clicando aqui e escolha um canal.