Como lidar com a queda de cabelo pós COVID? Entenda o caso e veja as dicas

Muitos pacientes recuperados da COVID-19 têm relatado uma queda acentuada dos cabelos. O quadro, de fato, requer atenção

A queda das madeixas é, no geral, uma das queixas mais frequentes nos consultórios dermatológicos. Ela pode ocorrer por uma série de fatores que envolvem alterações hormonais, estresse, adoção de procedimentos químicos, uso de determinados medicamentos e até excesso de algumas vitaminas em circulação no organismo, o que uma investigação minuciosa da nossa saúde pode identificar e permitir um tratamento eficaz. A pandemia envolvendo o novo Coronavírus, entretanto, nos apresentou uma outra realidade… Muitas pessoas têm relatado intensa opacidade dos fios nesse momento de isolamento e, mais especificamente, inúmeros pacientes recuperados da COVID-19 têm percebido que uma das sequelas da infecção viral envolve justamente os cabelos, que passam a cair de maneira  intensa por volta do 3º mês pós contato com o vírus. Você se identifica com isso? Se sim, inúmeras outras pessoas também.

De acordo com o que especialistas puderam obter de informações a partir de pesquisas até o momento, essa ocorrência se dá pelo fato de a infecção pelo Coronavírus acelerar a transição que as nossas madeixas passam naturalmente todos os dias. É como se a doença estreitasse as fases fazendo com que os cabelos cresçam e caiam de maneira mais rápida. Como sabemos, é normal, por exemplo, que percamos cerca de 100 fios por dia, já que o nosso corpo renova naturalmente os cabelos. O problema aparece, entretanto, quando isso passa a acontecer de maneira desordenada, acelerada – que já nem consigamos acompanhar -, o que assusta e acaba preocupando, de fato. Além da infecção pela COVID-19, essa condição surge em pacientes que enfrentam outras patologias, como uma anemia, demandando observação e um cuidado especial.

Mas afinal, o que fazer quando isso ocorre? Há um tratamento, alguma medida especifica que garanta o retorno das madeixas à normalidade no quesito crescimento e força? Que tal conversarmos um pouco sobre o tema hoje? Abaixo compartilhamos alguns pontos muito importantes que, sem dúvida, ajudarão quem está passando pelo problema. Veja:

Observe a situação

Se você perceber que os seus cabelos têm caído de forma desenfreada, em uma quantidade muito maior que o normal, vale a pena adotar a postura indicada também para a queda de cabelo ‘comum’: a de observar com mais atenção dia após dia e avaliar de que maneira as suas madeixas têm reagido a período pós infecção pelo Coronavírus. Você não só pode como deve seguir com sua rotina de cuidados com os fios, mantendo as lavagens e o seu  cronograma com os produtos que fazem parte do seu dia a dia da maneira que se encaixa melhor em seus hábitos – claro, realizando tal observação um pouco mais minuciosa para que, em caso de alteração, você possa partir para outras medidas especiais voltadas ao problema.

Tenha paciência

Isso mesmo, é necessário ter paciência e cautela antes de se preocupar de forma excessiva. Isso porque a boa notícia é que, na maioria dos casos, a queda dos fios pós-COVID costuma melhorar naturalmente com o passar do tempo, quando o corpo vai se reajustando após a infecção viral. Isso varia de pessoa para pessoa, afinal é incomum que os pacientes tenham outras questões prévias relacionadas à queda capilar ou que favoreçam a ocorrência do problema. É por tudo isso que vale a pena permanecer atento(a) ao comportamento dos cabelos nos meses subsequentes ao contato com o Coronavírus e, caso a situação não melhore, buscar uma avaliação profissional junto a um médico dermatologista.

Visite um dermatologista

É em consultório que esse quadro de eflúvio pós-infeccioso, como designam os médicos, pode ser avaliado com precisão. Um especialista pode analisar minuciosamente os fatores que podem ter contribuído para essa ocorrência além dos fatores diretamente relacionados à COVID-19 e, dessa forma, indicar algumas atitudes capazes de favorecer a recuperação nesse sentido. Atualmente, alguns médicos têm recomendado o uso de medicamentos específicos, um acompanhamento com nutricionista para ajuste do consumo de nutrientes e vitaminas necessários ao bom funcionamento do organismo e procedimentos de ordem estética que estimulam o crescimento de novos fios. Tudo isso, mais uma vez, sob avaliação profissional. Caso sinta necessidade, não hesite em buscar esse apoio tão importante.

Cuide dos fios em casa

Sim, os cuidados em casa são mesmo essenciais! Você provavelmente já tem o costume de mimar os seus fios, não é? É hora, então, de adaptar a sua linha de cuidados para que o que as suas madeixas estão precisando no momento. O que acha de experimentar a Linha Antiqueda Bétula Natural Phytoervas? O shampoo, o condicionador e o tônico da linha contam com uma fórmula exclusiva composta pelo Phytocomplex e Bétula Natural, ingrediente reconhecido por suas propriedades estimulantes. Toda a linha age no couro cabeludo reduzindo a fragilidade do fio e é indicada para todos os tipos de cabelo. Em nossos testes, comprovamos uma redução de até 80% da queda. Muito bacana, não é? A natureza sempre nos fortalece de maneiras incríveis!

Atente-se às emoções

Como já mencionamos rapidamente, o estresse é um dos fatores que mais contribuem para a queda dos fios. Em tempos de pandemia, essa é uma realidade muito comum – afinal, lidamos diariamente com uma situação global completamente atípica que gera muito medo e apreensão. É essencial que cuidemos um pouco mais da nossa saúde mental, buscando equilibrar ao máximo as nossas emoções e, mais uma vez, investindo em apoio profissional quando necessário. Reacenda um hobby, medite, pratique esportes de forma segura (e com aval médico), leia. Trabalhe positividade em sua mente! A hora é de clarear as ideias para que o nosso corpo responda da melhor forma possível e para que permaneçamos bem até que essa fase tão complicada acabe.

O que você achou das informações que compartilhamos hoje? Você está enfrentando esse quadro ou conhece alguém que tem sofrido com a queda de cabelo acentuada pós-infecção pela COVID-19? Pretende implementar alguma dessas medidas no dia a dia para lidar melhor com a situação? Conte para nós a sua história, deixe aqui nos comentários a sua experiência com essa situação! Queremos saber como podemos continuar te ajudando em questões como essas – e você também pode auxiliar outra pessoa que esteja passando por isso nesse momento. Caso queira tirar outros tipos de dúvidas ou deixar mensagens, lembramos que é muito simples falar conosco: basta seguir para a aba “atendimento” clicando aqui e escolher um canal.