Cortes de cabelo e formatos de rosto: realce a sua beleza acertando nesta combinação

Mudar faz parte da vida e pode fazer muito bem a quem se permite ousar. Quando falamos do nosso visual, são os mais diferentes cortes de cabelo que primeiro nos vêm à mente, não é? Os nossos lindos fios são a moldura do rosto e por isso mesmo devem se adequar às nossas características mais naturais, especialmente ao formato específico da nossa face. Os mais comuns são quatro (redondo, oval, triangular e quadrado) e cada um deles possui suas próprias especificidades, que influenciam diretamente na maneira como modelamos os fios, tanto no que diz respeito ao corte que optamos quanto nos cuidados que temos com as madeixas no dia a dia. Você está em busca de um bom corte para mudar o look neste próximo semestre? Queremos te ajudar! Hoje falamos um pouquinho sobre cada formato de rosto e indicamos as principais medidas para se destacar todos eles e realçar a beleza natural dos nossos fios e traços mais particulares. Confira de pertinho conosco: 

Rosto redondo 

O rosto redondo possui uma forma mais curta e larga, características especiais que o diferenciam do próximo formato, o oval. Por já possuir essa aparência mais larga, é muito importante que não se utilize cortes que deixem os cabelos muito volumosos, para que este aspecto não seja ainda mais reforçado no look. As franjas, por outro lado, podem ser utilizadas preferencialmente na diagonal – pois quando retas, elas evidenciam esse arredondamento do rosto. Uma ideia bacana é combiná-las com fios mais curtos, com comprimento logo abaixo do queixo. Os cortes favorecem o formato e nos ajudam a cuidar bem dos cabelos. 

Rosto oval 

Este é o formato mais democrático que existe, pois quase todos os cortes caem bem em quem tem o rosto oval. O que acontece é que a testa e o queixo estão na mesma distância, o que contribui para que os cabelos possam ser cortados do jeitinho que preferirmos, sem muitas orientações especiais. Para quem deseja dar a impressão de um rosto “menos longo”, entretanto, vale adotar uma linda franja reta ou lateral e cortar os cabelos em camadas, o que proporciona volume e muito mais movimento e suaviza o aspecto arredondado deste formato. No mais, é aproveitar bastante a versatilidade! 

Rosto quadrado 

Neste formato, testa e queixo são grandes e largos, com maçãs do rosto bem salientes. A testa mais evidente pode ser disfarçada com uma franja sutil e os cabelos ficam uma graça quando mais longos e munidos de cortes menos estruturados, em camadas e até meio assimétricos, mas com um volume bem mais acentuado, detalhe que valoriza bastante este tipo de rosto. Na hora de fazer um penteado, vale testar os simples e lindos rabos de cavalo, uma opção elegante quanto incrementada com um “topete” e que se adequa a diferentes ocasiões, como casamentos, aniversários e formaturas. 

Rosto triangular 

Aqui temos uma testa um pouco mais larga e o queixo fino, com certo aspecto de “pontudo”. As franjas também são uma ótima pedida no quesito equilibrar os formatos de testa e queixo, além de suavizar a mandíbula bem marcada. As fãs de cortes com movimento podem comemorar, pois é exatamente isso que este tipo de rosto necessita! Uma boa sugestão é, também, deixar os cabelos com um maior comprimento na frente, que podem ser modelados com penteados semi presos e até sofisticados coques em diversas ocasiões do dia a dia. As possibilidades são inúmeras e é possível aproveitar bastante! 

É importante lembrar que qualquer corte de cabelo deve ser renovado, pelo menos, a cada 60 dias e que isso pode variar de acordo com o tipo de cabelo. Fios médios a longos requerem uma média de 4 visitas ao cabeleireiro por ano, para retirar as pontinhas e renovar o look. Os cabelos curtos, no entanto, precisam de uma maior manutenção e visitas ao salão mais frequentes, com um intervalo que varia de 3 a 7 semanas. Cabelos cacheados ou crespos permitem um espaço de tempo maior entre os cortes, com uma estimativa de 12 semanas. O importante é utilizar os produtos certos e jamais descuidar dos fios em casa! Anote a dica e divirta-se com seus cortes! 

Que tal? Você identificou o formato do seu rosto e encontrou o corte perfeito por aqui? Queremos saber todos os detalhes! Em caso de dúvida ou sugestão, a nossa caixinha de mensagens está aberta! Deixe sua contribuição aqui nos nossos comentários, logo abaixo! A sua participação é fundamental e muito especial para todos nós! Além disso, você já sabe: estamos sempre à disposição para te ajudar, por meio de diversos canais de atendimento. Você pode conhecer todos eles e escolher o que melhor funciona para você clicando aqui