O que são produtos veganos? Conheça-os e entenda a importância aqui

Itens veganos contribuem para um mundo mais sustentável e justo – conceito que Phytoervas acredita e abraça em seus produtos

Você já observou nas embalagens dos nossos produtos, comunicações e aqui em nosso site que sempre destacamos uma informação importante e bastante específica? Sim! Para nós, é essencial que citemos que nossas fórmulas são livres de ingredientes de origem animal e também não são testadas em animais, ou seja, seguem o preceito vegano. O veganismo é um conceito que envolve questões éticas, emocionais, ambientais e muitas outras palavras que impactam as nossas vidas não somente no momento atual, mas são capazes de influenciar o mundo no futuro, de repercutir no modo de viver e na ralidade de gerações que ainda estão por vir. E esse é somente um motivo pelo qual devemos fazer diferente desde já! Participar de um movimento como esse é, para Phytoervas, uma missão abraçada com todo o carinho e que pretendemos seguir fortalecendo, fazendo a nossa parte nos quesitos conscientização e boas práticas de sustentabilidade, proteção animal e qualidade de produção. O que acha de conversarmos um pouco sobre o veganismo e o sobre o tamanho dos efeitos positivos que geramos ao realizar escolhas mais conscientes de consumo no dia a dia? Primeiro é fundamental que entendamos alguns pontos. Confira conosco!

O que é o veganismo?

Antes de tudo, precisamos compreender um conceito-chave: o veganismo. Você já ouviu falar nele? Em suma, trata-se de um estilo de vida, um movimento que todos os anos ganha inúmeros novos adeptos, que destaca e prioriza a abstenção do consumo de alimentos e uso de produtos (de qualquer segmento) de origem animal. Seu preceito máximo é o de que todas as espécies que habitam o nosso planeta merecem dignidade e respeito, o que requer que os seres humanos repensem suas atitudes especialmente como consumidores e levem em consideração a origem de tudo aquilo que faz parte de suas rotinas. Aqui aprendemos a utilizar os recursos naturais disponíveis em nosso planeta com consciência e evitamos, ao máximo, expor uma série de espécies a crueldade e sofrimento para satisfazer as necessidades humanas – quando há disponíveis alternativas viáveis e benéficas a ambos os lados. Se há exploração animal, os veganos nos ensinam a não fazer uso e muito menos estimular o consumo, uma ideia que deve sim ser considerada e praticada por todos nós!

Por que consumir veganos?

Um estilo de vida vegano traz contribuições de diversas naturezas. Em primeiro lugar, fortalece o fim da crueldade com os animais, que passam por muitos testes na indústria e até estão sujeitos à reprodução artificial. Um outro fator bastante considerado pelos veganos é a drástica diminuição do despejo de dejetos animais diretamente na natureza, uma prática que, pouco a pouco, piora as condições climáticas do globo. Outros impactos ligados ao meio ambiente entram nessa lista: as indústrias que não se comprometem com o conceito vegano costumam destruir a camada de ozônio, consumir excessivas quantidades de água e até prejudicar solos que antes eram férteis, trazendo problemas por vezes irreversíveis ao meio ambiente. Esse desequilíbrio geral envolvendo fauna e flora é o prenúncio de um futuro completamente incerto para a raça humana, o que não só podemos como devemos evitar a partir de agora.

E os chamados “cruelty-free”?

Como destacamos anteriormente, produtos veganos são altamente comprometidos com a proteção animal e não são testados de forma alguma em uma série de espécies utilizadas na indústria, comumente, como cobaias. Muitas narrativas ligadas a essa realidade já ganharam repercussão na mídia. Itens livres de crueldade evitam justamente essa exploração, tão degradante e prejudicial a seres indefesos. Entretanto, nem todo “cruelty-free” é vegano, pois mesmo não sendo testados em animais, muitos carregam em sua composição ingredientes cuja origem é animal, um ponto a se ter atenção e a se manter no radar sempre. Vale a pena checar rótulos e pesquisar referências antes de adquirir qualquer item que seja de interesse, independentemente do tipo.

Afinal, como escolher os produtos?

Mais uma vez, tenha bastante atenção nas embalagens no que diz respeito aos ingredientes de origem animal. Muitos deles aparecem de maneira discreta, mas poderão facilmente ser identificados por você a partir de hoje. Na dúvida, tenha em mente algumas substâncias como colágeno, carmino, lanolina e ácido caprílico. Se há a presença de algum desses nomes, acenda o sinal vermelho: o item não é vegano, afinal, mesmo que não realize testes em animais, faz uso de ingredientes produzidos a partir deles. Alguns certificados especiais também testam o comprometimento da marca com a causa; busque por selos que comprovem que aquele item passou por avaliações minuciosas que negam tal exploração animal. Atenção e cuidado sempre, nunca são demais!

Outras vantagens dos veganos

Que tal mais alguns outros pontos relacionados a produtos veganos que, sem dúvida, podem fazer toda a diferença em sua vida? Se você costuma ter a pele sensível, saiba que tais itens possuem menos chances de desenvolver alergias, afinal têm uma composição mais natural e orgânica. Um outro fator muito importante é a alta qualidade dos ingredientes – itens veganos necessitam de escolhas ainda mais minuciosas nos componentes e o uso de tecnologia extra, que avaliam potencialidades, resultados, eficácia e demais parâmetros. Conhecer a procedência dos produtos veganos também é uma vantagem super importante; tais itens têm certificação e selos respeitados no país e mundo afora que comprovam o comprometimento com a natureza, com o bem-estar animal e com aquilo que se propõem no uso humano.

Agora que você conhece a missão que o veganismo abraça e sabe que tem a oportunidade de contribuir ainda mais com o planeta e com a qualidade de vida animal, o que acha de fortalecer a corrente? Invista em itens veganos, adapte a sua alimentação e reavalie a sua rotina tendo em vista esse estilo de vida. Sem dúvida, é uma oportunidade e possibilidade valiosa para você e para todos nós. O que você achou das informações que compartilhamos hoje? Você conhecia o lifestyle vegano e os seus preceitos? Quais foram os pontos mais interessantes apresentados hoje, ao seu ver? Conte para nós aqui nos comentários! Queremos saber como podemos continuar te ajudando em questões como essas. Caso queira tirar outros tipos de dúvidas ou deixar mensagens, lembramos que é muito simples falar conosco: basta seguir para a aba “atendimento” clicando aqui e escolher um canal.