(Foto: Freepik.com)

Outubro Rosa: cuide-se e fortaleça a campanha com Phytoervas!

Chegamos a mais um Outubro Rosa, o mês de conscientização e prevenção ao Câncer de Mama. A campanha é um movimento internacional que de fato nos ajuda a salvar vidas, uma vez que  doença tem até 90% de chances de cura quando descoberta precocemente.

Muita gente não sabe, mas o movimento nasceu em Nova York, nos EUA,  com a Fundação Susan G. Komen for the Cure e sua Corrida pela Cura nos anos 90. Desde então o mês de outubro se tornou símbolo de autocuidado preventivo com o CA.

Em 2023, o desafio é compartilhar ao máximo a mensagem da importância dessa atenção à doença junto às mulheres. Isso porque, de acordo com estudo inédito da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), houve aumento de cerca de 26% nos casos de câncer de mama nos estágios mais graves no Brasil nos últimos anos.

Felizmente podemos e devemos mudar esse quadro com informação e ação.

Câncer de Mama

O Câncer de Mama é uma doença caracterizada pelo crescimento desordenado de células nas mamas, que podem se espalhar por outros órgãos.

Nem sempre a evolução da patologia é evidente. Em alguns casos, ela se desenvolve rapidamente; em outros, sua evolução é lenta, o que favorece o diagnóstico e o um tratamento menos severo.

Seja qual for o contexto, o mais importante é detectá-lo em seu estágio inicial. E isso se faz com atitudes mais simples do que imaginamos…

A prevenção

Prevenir o Câncer de Mama tem a ver com hábitos que todas as mulheres deveriam incluir em seu dia a dia.

Se você faz uso de hormônios como anticoncepcionais e pílulas de reposição, não pode deixar de manter o contato com seu médico para avaliar essa adesão anualmente.

Praticar atividades físicas, investir em uma alimentação saudável, evitar bebidas alcoólicas e, se possível, amamentar durante a maternidade são dicas de ouro!

Além de tudo isso, o autoexame e exames solicitados todos os anos pelo(a) seu/sua ginecologista não devem ser deixados de lado. Combinado?

Como se engajar

A melhor maneira de fortalecer a campanha é, com certeza, se cuidando. Mas dividir informação também é uma linda forma de levar o Outubro Rosa adiante!

Você também pode conversar com as amigas e familiares, incentivar o autoexame e ajudar a desmistificar a Mamografia.

Solicitada todos os anos às mulheres de 40 anos ou mais, ela ainda gera medo de dor e desconforto. Ela é fundamental na detecção precoce do Câncer e deve ser feita sempre!

Mitos e verdades

Alguns outros pontos essenciais destacados por especialistas do Hospital Oswaldo Cruz valem o destaque.

– Usar desodorante antitranspirante causa câncer de mama? MITO. Ainda hoje muita gente associa o alumínio de algumas formulações à doença, mas esse risco não foi comprovado por nenhum estudo científico até hoje.

– O Câncer de Mama pode ser hereditário? VERDADE. Sim, os fatores genéticos aumentam em 80% as chances de desenvolvimento da doença. Por isso, quem tem casos na família deve ter ainda mais atenção em relação a ela.

– Todos os nódulos são cancerígenos? MITO. A maioria deles são benignos e pequenos cistos. Caso sinta qualquer alteração no autoexame, a mulher deve buscar orientação.

– Próteses de silicone aumentam o risco de câncer? MITO. Próteses mamárias de silicone não estão ligadas ao desenvolvimento de Câncer de Mama.

Que tal compartilhar essas informações tão valiosas com as amigas? Essa verdadeira corrente da solidariedade merece o apoio de todos nós. Phytoervas está engajada com vocês nessa! Vamos lá!

Em caso de dúvida, fale conosco seguindo para a aba “atendimento” clicando aqui. Basta escolher um canal!