Por que fios loiros ficam alaranjados? Entenda o problema e saiba evitá-lo

A mudança do tom é um dos problemas mais comuns que as loiras enfrentam no dia a dia. Felizmente, é possível sim evitar este efeito!

Sim! Os fios loiros continuam sendo o sonho de consumo de muitas mulheres e eles nunca sairão de moda mesmo. Podem até mudar, mas sempre estarão super em alta principalmente como uma alternativa fantástica para as morenas renovarem o visual! E nós entendemos: os tons mais claros são mesmo muito poderosos e carregam em si todo um significado, garantindo um up na autoconfiança e na autoestima de quem é adepta do visual. Entretanto, como todos os tipos de cabelos, as madeixas loiras e demandam cuidados específicos, toda uma rotina de manutenção que deve ser seguida à risca. Isso envolve o uso de produtos adequados (voltados para cabelos dessa cor), hidratação intensiva, cuidado com altas temperaturas e muito, muito mais. Toda essa atenção evita, inclusive, efeitos comuns nada agradáveis como um rápido desbotamento da cor e o amarelamento – quando as madeixas adquirem até mesmo um tom quase alaranjado, o que ocorre quando elas não recebem a atenção devida e passam por hábitos nossos que, em um primeiro momento, parecem até inofensivos. Esse processo acontece por uma série de fatores, muitas vezes até combinados entre si: são muitas lavagens, exposição constante ao sol, cronograma capilar desalinhado, uso frequente de ferramentas de calor e outros. O ideal, portanto, é que adaptemos a nossa rotina de beleza incluindo as necessidades desses fios e tenhamos bastante atenção ao que fazemos diariamente que pode estar prejudicando a cor dos cabelos – essa que desejamos por tanto tempo. Se você faz parte do clube das loiras e está precisando proteger um pouco mais o seu tom, saiba que é mais simples do que se imagina. Só demanda disciplina! Por isso, compartilharemos, hoje, as principais dicas no que diz respeito aos principais cuidados com as madeixas claras e o que devemos fazer para evitar que, aos poucos, o tom que alcançamos perca a sua força. Confira:

 

Cuidado ao se expor ao sol

 

Especialmente nessa época mais próxima do verão, é normal que tenhamos bastante vontade de curtir aquela bela praia ou ir à piscina, não é? Mas atenção! É importante lembrar que o calor é um dos principais fatores favorecedores da oxidação dos fios. Ou seja, se não tivermos cuidado, o tom do loiro irá mudar rapidamente sem que nem percebamos. Por isso, quem tem madeixas um pouquinho mais claras deve utilizar uma proteção específica nessas ocasiões, que podem ser físicas como um boné, chapéu ou guarda-sol a maior parte do tempo e até um protetor solar para os cabelos, que é uma solução muito mais prática nesse sentido. No caso das piscinas, há ainda um agravante: o cloro também é um problema, pois pode deixar os fios esverdeados em vez de amarelados. Para evitar isso, vale a pena molhar os cabelos em um chuveiro antes e após deixar a água da piscina. Combinado?

 

Livre-se dos sulfatos

 

Você já ouviu falar na palavra “sulfato”, não é? Porém, dificilmente deve ter percebido que tal substância não faz muito bem aos cabelos loiros. Os sulfatos são, em síntese, os detergentes que geram aquela espuma presente em shampoos, sabonetes e afins, a espuma que nos dá a impressão de que de fato os cabelos e o corpo estão sendo higienizados como devem ser. Porém, quem tem coloração nos cabelos deve ficar longe deste nome! Os sulfatos provocam desbotamento muito rápido, um efeito que, claro, queremos evitar a todo custo. Por isso, vale a pena checar a composição dos produtos utilizados e selecionar fórmulas livres de sulfatos sempre que possível. Uma ótima notícia é que todos os shampoos da Phytoervas seguem essa linha, portanto, você não precisa se preocupar caso os escolha. Nós pensamos em tudo para levar o que há de mais natural até você! Bacana, não é?

 

Reduza as lavagens

 

Com as altas temperaturas, a maioria de nós até prefere lavar os cabelos diariamente para se refrescar. De fato, isso não é um problema para a maioria das pessoas. Não há mal nenhum desde que os fios sequem devidamente! Entretanto, no que diz respeito aos cabelos loiros e aos descoloridos, há uma observação: é necessário sim dar um intervalo maior, de no mínimo 24 horas, entre as lavagens. Essa higienização constante pode favorecer o desbotamento e fazer com que a cor dure muito menos tempo que o esperado. O tom, inclusive, pode criar o aspecto amarelado facilmente e aumentar a necessidade de manutenções da cor em salão. Portanto, se puder, faça um esforço e lave suas madeixas dia sim, dia não. Você verá que a cor permanecerá firme e forte por um tempo mais longo, com aquela aparência que você desejou e saiu do salão de beleza. É mesmo um alívio!

 

Utilize protetores térmicos

 

Os secadores, as pranchas e os modeladores de cachos são uma verdadeira mão na roda quando queremos mudar o visual. Que invenções geniais, não? Por outro lado, devemos ter em mente que esse uso deve ser controlado principalmente por quem aderiu às colorações. As altas temperaturas podem ressecar e até queimar os cabelos quando o uso é frequente, fazendo, inclusive, com que o alaranjado e o amarelado se revelem rapidinho. Por isso, se você tem fios loiros e ainda assim deseja aderir à utilização dessas ferramentas, procure espaçar essas ocasiões e jamais esqueça de aplicar um produto de proteção térmica de sua preferência. Esse protetor blinda os fios contra muitos efeitos prejudiciais que vão até além dos que citamos, facilitando que a aparência das madeixas permaneça impecável sempre. Lembre-se que o cuidado que você tem hoje produz resultados em longo prazo! Ter cabelos lindos depende bastante das nossas rotinas. Vale a pena não descuidar!

 

Adote uma linha específica

 

Você tem utilizado uma linha específica para manter os seus fios loiros fortes, bonitos e saudáveis? Sim! Os seus produtos devem ser voltados para as necessidades de madeixas mais claras, inclusive para manter o tom alaranjado/amarelado longe! Aqui na Phytoervas nós temos a solução perfeita para você. A linha Desamareladora foi desenvolvida com um complexo de flores violetas responsável por uma matização gradativa do tom alaranjado dos fios que realça a cor das madeixas e as deixa ainda mais luminosas. Você conta com o shampoo, condicionador, máscara e creme para pentear, todos livres de ingredientes prejudiciais e potencializados com o que há de melhor na natureza especialmente para você. A partir daí, é só complementar com a proteção térmica e pronto! Você esbanjará o loiro que sempre quis por muito mais tempo e de forma saudável. Tem coisa melhor do que se cuidar bem dessa forma?

Cada tipo de fio tem suas peculiaridades e com os cabelos loiros não seria diferente, não é? Em caso de dúvida, não esqueça de procurar o profissional de sua confiança. O importante é não descuidar das madeixas e garantir que elas estejam sempre fortes e cheias de luz como você. O que você achou das dicas que compartilhamos hoje? Você tem alguma dica extra para evitar que o loiro mude de cor gradualmente? Tem algum truque bacana, alguma dica de uso da nossa linha, algo que costuma fazer para aprimorar ainda mais a sua experiência? Faça o seguinte: conte para nós, compartilhe seus relatos nos comentários abaixo. Queremos saber como podemos continuar te ajudando em questões como essas. Caso queira tirar dúvidas ou deixar mensagens, lembramos que é muito simples falar conosco: basta seguir para a aba “atendimento” clicando aqui e escolher um canal.