Por que reforçar a proteção solar dos cabelos no verão? Veja a importância e confira as dicas!

Os fortes raios solares da época podem ressecar os fios e causar outros danos. Saber protegê-los adequadamente na estação é fundamental

Você com certeza já deve ter sentido na pele que o verão está quase chegando, não é? Aos pouquinhos as altas temperaturas vão tomando conta de todo o Brasil e os dias de sol passam a ser mais intensos e regulares. Esse período, que vai do final de dezembro a março, é caracterizado por dias mais longos e noites mais curtas e coincide com as férias de muitas pessoas. É quase certo que a diversão nas praias, piscinas e parques aconteça e que aproveitemos muito mais tempo ao ar livre! Como é bom desfrutar de tais momentos, não é? Entretanto, como o planeta recebe mais raios solares e em maior intensidade, é importante, também, que saibamos nos cuidar e caprichar no quesito proteção. Um bom ritual de preparo para exposição solar envolve muita hidratação de dentro para fora, filtro na pele e, claro, também nos cabelos – pois quando descuidamos o ressecamento e outros desdobramentos acontecem com muita facilidade. Será que você está, de fato, preparado(a) para curtir o verão sem preocupação com as madeixas?

Os efeitos do sol nos cabelos

A exposição solar dos fios por tempo prolongado e sem qualquer proteção é muito perigosa – assim como acontece com a pele. O que ocorre é que o sol pode danificar a fibra capilar, reduzindo pouco a pouco a proteção natural com a qual os nossos fios contam diariamente. Um dos processos mais comuns resultantes do “exagero” com o sol é o em que a radiação elimina as ceramidas presentes em nossas madeixas, ou seja, prejudica diretamente as substâncias que promovem a união das cutículas capilares. Com isso, o ressecamento, pontas duplas, aspereza, opacidade, fragilidade e quebra constante são facilitados. Um verdadeiro combo de danos que devemos evitar o máximo que pudermos.

Atenção aos fios coloridos

Quando falamos de cabelos que passaram por processo de coloração isso é ainda mais sério, pois isso significa que os fios já passaram por um processo que os enfraquece bastante anteriormente. Qualquer tipo de cabelo que se exponha ao sol sem proteção corre riscos, mas os pigmentados sofrem quase que imediatamente: os raios de sol, ao penetrarem na cutícula, facilitam o desbotamento da cor – uma vez que as cutículas são abertas. A partir daí o tom se torna muito menos intenso e com menor brilho, prejudicando toda a cor e todo o processo de coloração, que costuma ser trabalhoso e intenso. E mais: não é preciso passar longas horas em uma praia ou piscina para que isso ocorra. Até mesmo a exposição diária faz diferença no tom!

Como proteger os cabelos?

Várias dicas podem fazer a diferença nesse momento. Se você preza por estilo, pode investir em acessórios como chapéus, bonés e bandanas capazes de proteger toda a extensão dos fios enquanto você curte o sol. Um outro detalhe importante tem a ver com os horários: prefira aproveitar ao ar livre no intervalo do dia em que os raios solares estão menos intensos, como por exemplo, antes das 10h e após as 16h. Caso realmente opte por se divertir nos horários habituais, invista em um protetor solar capilar, certificando-se de que o produto de sua escolha de fato proteja contra os raios UVA e UVB da maneira que você precisa. Não esqueça de reaplicá-lo após os banhos de mar, piscina e chuveiro! Garantir a eficácia de ação do produto também tem a ver com a sua dedicação.

A alimentação também ajuda

E sim! Como já falamos algumas vezes por aqui, os alimentos que ingerimos fazem total diferença na saúde e na força das nossas madeixas. Por isso, se a intenção é prepará-las para os dias de verão, você deve começar agora a mesmo! Os melhores alimentos, nesses casos, são os ricos em vitamina A (como cenoura e tomate), peixes e sementes, frutas cítricas e itens ricos em ferro, como feijão, ovos e beterraba. Fios fortes e brilhosos também dependem de uma nutrição promovida de dentro para fora, por isso é importante jamais descuidar da alimentação diária. Na dúvida, vale a pena consultar um nutricionista especialista em estética, que poderá orientar você acerca do seu caso específico. Com os cuidados certos, você sentirá a diferença de forma rápida e eficaz!

Cuidados para além do sol

Outros fatores, também muito mais comuns no verão, podem prejudicar os nossos cabelos sem que sequer percebamos! O sal da água do mar e o cloro utilizado para limpar piscinas, por exemplo, danificam os fios profundamente já que também os deixam desprotegidos, potencializando até os efeitos nocivos dos raios solares na estrutura capilar. Fios coloridos podem desbotar e os naturais se tornam quebradiços e sem vida, resultados nada agradáveis que devem ser observados e prevenidos ao máximo ao longo do dia a dia especialmente durante o verão! A dica é permanecer sempre atento(a) e caprichar na proteção. Você, inclusive, não só pode como deve contar com Phytoervas quando o assunto é sol, proteção capilar e cabelos coloridos, sabia? Temos vários produtos para te ajudar nessa missão!

Contando com a força de Phytoervas

Se você coloriu as madeixas recentemente e quer curtir o sol com tranquilidade, não deixe de investir na linha Cabelos Coloridos Romã e Urucum Phytoervas, desenvolvida com os ativos naturais ricos em propriedades para proteção dos fios, além de possuir fator UV! Com ela você mantém a cor viva por mais tempo – cheia de hidratação e brilho. E se planeja não desgrudar de uma boa piscina ou praia nessa estação, não esqueça da linha Sol, Mar e Piscina Phytoervas, com produtos indicados para todos os tipos de cabelos, compostos por um verdadeiro complexo vegetal protetor que atua contra as diversas agressões sofridas pelos fios nessas ocasiões, como a água do mar, cloro e, claro, os raios solares. Todos conservam a elasticidade das madeixas e garantem um brilho sem igual! Comece pelo Protetor Capilar. Você, sem dúvida, vai simplesmente adorar!

Com os cuidados certos, você poderá aproveitar a estação mais quente e agitada do ano sem preocupação com os cabelos! Prepare-se desde já e, claro, conte conosco para o que precisar nesse período! O que você achou das nossas dicas de hoje? E as indicações de produtos? Serão úteis para você durante toda a estação? Qual deles mais te chamou a atenção? Faça o seguinte: conte para nós, ou, se preferir, deixe seus relatos sobre o tema nos comentários abaixo. Queremos saber como podemos continuar te ajudando em questões como essas. Caso queira tirar outros tipos de dúvidas ou deixar mensagens, lembramos que é muito simples falar conosco: basta seguir para a aba “atendimento” clicando aqui e escolher um canal.