Suas mãos estão sempre ressecadas? Veja como evitar o problema aqui!

O uso do álcool em gel e as lavagens constantes podem mudar o toque de nossas mãos. Aprender a cuidá-las é necessário

Há um ano passamos a adotar novos hábitos em razão do desencadear da pandemia de COVID-19 em todo o mundo. Como qualquer infecção viral, sua transmissão é muito comum pelo contato com secreções de pessoas infectadas e as nossas mãos são um grande vetor, afinal, nós as utilizamos em inúmeras atividades do dia a dia e facilmente podemos carregar o vírus nesta superfície. Por essa razão, uma das principais recomendações compartilhadas por médicos e especialistas, desde o início, é lavar as mãos ou fazer uso de álcool em gel caso seja mais pertinente, fácil e prático na situação. Devemos continuar adotando tal dica, afinal, a pandemia não acabou. Porém, esse costume tem desencadeado um efeito nada agradável nas mãos: elas estão cada vez mais ressecadas e com a pele descamando. Isso acontece pois a higienização constante tem desgastado a camada mais externa da pele da região, justamente a responsável pela hidratação e proteção das mãos diante das agressões do meio externo. Uma consequência percebida por muitas pessoas tem sido o aumento na ocorrência de alergias e dermatites, efeitos que, felizmente, podem ser evitados ainda durante o processo de lavagem e higienização das mãos para prevenção do Coronavírus. O que acha que de ficar por dentro de algumas dicas especiais e capazes de evitar o ressecamento das suas mãos daqui para frente? Selecionamos as melhores, inclusive, destacando aquela forcinha da natureza que você já conhece por meio de Phytoervas. Vamos lá?

Verifique as especificações

Pois é, a frequência de higienização das mãos realmente não pode ser reduzida nesse momento. Uma saída para não prejudicar a saúde da pele das mãos é prestar atenção às características dos produtos utilizados, como o sabonete e o álcool gel. O ideal é que sejam itens sempre testados dermatologicamente e com um pH próximo ao da pele, que equivale a 5. Os chamados antibacterianos, portanto, não são indicados, pois tal pH é bastante elevado para o que se propõem. Na dúvida, faça uso de um item de glicerina. Há, ainda, a possibilidade de apostar em um higienizante que já tenha propriedades hidratantes, como você poderá ver a seguir.

Invista em um higienizante hidratante

Isso mesmo: é possível fazer uso de um bom higienizante sem agredir a pele das mãos, evitando desgaste constante e aquela incômoda sensação de ressecamento. Basta selecionar um produto que também tenha ação hidratante! É o caso do Álcool em Gel Higienizante Clorofila e Menta Phytoervas, produto que higieniza e hidrata as mãos ao mesmo tempo. Sua ação é muito simples: ele seca instantaneamente e deixa uma sensação de limpeza e toque aveludado com suave perfume, sem ressecar e sem deixar as mãos pegajosas. Em longo prazo, a Pró-Vitamina B5 presente em sua composição garante 12 horas de hidratação, para que você não se preocupe com possíveis danos causados à camada mais externa das mãos. Simples assim! Vale muito a pena.

Use um hidratante para mãos

Mesmo utilizando um higienizante hidratante, vale a pena reservar um tempinho todos os dias para investir em um produto próprio para as mãos nesse sentido. O melhor horário é à noite, logo após aquele banho que tomamos antes de dormir – isso porque é o momento em que a pele está mais receptiva aos efeitos da loção hidratante escolhida por você. Basta espalhar o produto em toda a região e massagear a palma e os dedos, por exemplo, fazendo movimentos circulares. Não esqueça de verificar se todas as pequenas partes foram contempladas com esse cuidado! Em alguns dias, se você já tiver percebido algum ressecamento antes, as mãos estarão muito melhores ao toque. Experimente!

Faça uma esfoliação

Independentemente do contexto, as nossas mãos também devem passar por boas esfoliações pelo menos a cada 15 dias. Esse cuidado é importante para remover células mortas da pele, além de permitir que a absorção dos agentes hidratantes de outros produtos que utilizamos nesse cuidado seja melhor. É possível perceber efeitos instantâneos: a esfoliação melhora o viço da pele da região e muda completamente o toque. Ao finalizar, não esqueça de proteger essa pele com um bom protetor solar – afinal, as mãos também ficam suscetíveis a manchas causadas pela exposição indevida e excessiva ao sol. Jamais esqueça dessa parte tão importante do corpo! Nossas mãos merecem todo o carinho e atenção que pudermos dar.

Observe o fator emocional

Você sabia que as nossas emoções também influenciam na saúde e na aparência de toda a nossa pele, incluindo a das mãos? É normal que, em um período como o que estamos enfrentando, nos sintamos um pouco mais ansiosos e estressados, afinal, lidamos com muitas incertezas. Todo esse contexto pode facilmente desencadear reações como a dermatite atópica e outros quadros que muitos de nós tem pré-disposição. Por isso vale a pena também observar a qualidade dos pensamentos e os sentimentos vividos diariamente, sempre buscando meios de fortalecer o bem-estar. Reduza o seu estresse fazendo algo que goste todos os dias e adotando hábitos saudáveis como uma boa alimentação e a prática de alguma atividade física com segurança. Tudo isso fará muito bem a você de um modo geral!

Hora de acabar com o ressecamento das mãos de uma vez por todas! Não esqueça de continuar firme nos cuidados e na prevenção contra a COVID-19. É unindo forças que superaremos a pandemia! O que você achou das dicas que compartilhamos hoje? Qual delas será mais útil em sua rotina? Como têm sido a sua atenção com as mãos nessa época mais delicada? Você tem adotado alguma medida especial para além da lavagem? Conte para nós aqui nos comentários! Queremos saber como podemos continuar te ajudando em questões como essas. Caso queira tirar outros tipos de dúvidas ou deixar mensagens, lembramos que é muito simples falar conosco: basta seguir para a aba “atendimento” clicando aqui e escolher um canal.