(Foto: @cottonbro/Pexels.com)

Vai pintar o cabelo em casa? Veja as dicas para ter resultado de salão

São inúmeras as razões que levam muitas mulheres, principalmente, a aderirem ao hábito de pintar os fios em casa. Seja por economia, facilidade ou falta de tempo, essa prática é mais comum do que imaginamos.

Enquanto umas desejam se livrar dos fios brancos, outras são apaixonadas por renovar o visual. E nós entendemos! No entanto, apesar de ser um procedimento aparentemente simples, pintar os cabelos envolve substâncias químicas.

Por essa razão, é fácil cometermos determinados erros e até colocarmos em risco a saúde dos cabelos. É preciso que entendamos cada etapa do processo e sigamos o passo a passo com cautela.

E mais: além de protegermos as madeixas ao máximo, é necessário que saibamos fortalecê-las antes de renovar a cor por qualquer que seja o motivo. Você costuma adotar algum cuidado específico?

Hoje é dia de conversarmos um pouco sobre pintar os cabelos em casa e compartilharmos dicas fundamentais para que o resultado seja o que de fato você espera. O que acha de ficar por dentro do tema?

Não esqueça de testar

Mudar a cor dos fios sem antes fazer o teste de mecha e a prova do toque é um perigo e tanto. Isso porque esses cuidados garantem que as madeixas estão fortes o suficiente para receber a intervenção química e que não há risco de alergia.

No teste de mecha, separam-se alguns fios de cabelo e aplica-se o produto desejado para observar se as madeixas reagem com a cor desejada e se não há corte químico. No toque, o produto vai direto na pele. Em caso de reação, o uso deve ser suspenso.

Proteja a área em volta

Testes feitos, é hora de proteger a região em volta dos cabelos para evitar manchinhas na pele. O ideal, aqui, é aplicar um pouco de loção hidratante ou condicionador de sua linha usual em áreas estratégicas como testa e nuca.

Isso evita que a coloração, ainda em forma líquida, escorra pela pele e marque-a ao longo do processo. Ao finalizar, basta retirar o produto utilizado e verificar se ainda assim houve algum vestígio de cor na pele.

Siga bem as instruções

Em primeiro lugar, vale a pena separar e organizar os fios de maneira estratégica ao desembaraçar. O ideal, aqui, é que o produto seja aplicado de baixo para cima com toda a atenção, sempre partindo da raiz.

Comece na nuca e finalize nas têmporas. Se o seu caso envolve fios brancos, reforce a aplicação nessas mechinhas, verificando sempre se há produto suficiente.

Ao finalizar essa etapa, não deixe de observar o relógio. Deve-se respeitar à risca o tempo de ação da coloração escolhida por você! Não ultrapasse os minutos sugeridos na embalagem para não prejudicar a saúde dos cabelos.

Lave os fios delicadamente

Os cabelos que passam por este tipo de química costumam ficar bastante porosos nos momentos após o procedimento. Por isso é importante utilizar produtos que os recuperem e até fortaleçam a cor.

As linhas Pós-Química  e Coloridos Phytoervas são ideais para quem costuma colorir os fios em casa. A primeira repara os danos e nutre as madeixas; a segunda garante uma cor ainda mais viva e duradoura.

Vale adotar ambas de maneira constante, antes mesmo da próxima aplicação da sua coloração favorita. O preparo dos cabelos para receber a química é um ótimo segredo no sucesso do procedimento caseiro.

Adote cuidados clássicos

No enxague, evite utilizar água quente. Além de as temperaturas mais altas prejudicarem os fios em longo prazo, elas podem fazer com que os fios desbotem facilmente e de forma rápida.

Evite esfregar os cabelos, use somente produtos de confiança e manuseie as madeixas com toda a delicadeza, especialmente na hora de pentear.

Esses pontos devem ser levados em conta diariamente. No entanto, em um momento ainda mais sensível como o de uma coloração, é importante que reforcemos tais atitudes para manter cabelos saudáveis, bonitos e fortes.

Dica extra de Phytoervas

Como já mencionamos rapidamente, os cabelos devem ser preparados para qualquer intervenção química. Se você planeja colorir os seus fios em breve, deve começar a fortalecê-los desde já.

Monte um Cronograma Capilar pré-coloração, que contemple as três etapas e seja voltado para cabelos danificados. Isso não significa que os seus estejam! Trata-se de uma prevenção e redução de possíveis danos.

Você não só pode como deve contar com todas as máscaras capilares de Phytoervas nesse processo. A Hidratação Intensa Coco e Algodão e a Reparação dos Fios e Nutrição Bacuri e Patauá, por exemplo, fazem toda a diferença.

Você tem alguma dúvida sobre o tema ou algum de nossos produtos? Siga para a aba “atendimento” clicando aqui e escolher um canal. Continue conosco!