Verão e Cabelos: veja os 6 principais cuidados que devemos ter com os fios na estação

A estação mais quente do ano pede uma atenção extra no que diz respeito à proteção e cuidado com as madeixas

O verão está entre nós e muita gente tem aproveitado como pode – e com razão, não é? Essa é a estação queridinha dos brasileiros, pois permite longos dias na praia, momentos de descanso na piscina e muita diversão ao ar livre, em piqueniques no parque ou encontros casuais com amigos e familiares. Tem coisa melhor? O que na maioria das vezes nós esquecemos, entretanto, é que os raios solares estão muito mais intensos nesse período, mesmo nos dias de tempo instável, nublado e chuvoso. Esse detalhe deve, sem dúvida, acender inúmeros alertas no que diz respeito à nossa saúde e bem-estar diariamente – e também no que diz respeito aos nossos cabelos! Assim como acontece com a pele, nós também devemos proteger os fios de danos causados pelo sol, que acontecem facilmente e acabam gerando efeitos em longo prazo se e quando descuidamos. Os raios UVA e UVB são capazes de alterar até mesmo a composição estrutural das madeixas, atuando de maneira profunda na oxidação e fragilização dos fios pouco a pouco. De maneira mais superficial, as cutículas dos cabelos também sofrem bastante, o que inclusive pode ser percebido visualmente por características bastante conhecidas como aspereza, opacidade, ressecamento, pontas duplas, quebras constantes e muito, muito mais. Você com certeza já passou por um período difícil com as madeixas, não é? Por isso, o que acha de fortalecê-las e evitar que o sol acabe prejudicando os seus cabelos? São atitudes simples que fazem a diferença! Hoje trouxemos para você os principais cuidados que todos nós devemos ter nesse sentido. Você poderá curtir a época sem preocupação e com a certeza de fios sempre hidratados, maleáveis, fortes e sedosos. Confira conosco:

Siga firme na hidratação

Tratar bem os fios sempre será a melhor forma de, principalmente, evitar danos e fortalecê-los. Especialmente em um período como o verão, é essencial que nos dediquemos a essa fase do cronograma capilar, pois é ela que devolve a umidade que os nossos fios perdem quando são muito expostos ao sol. Uma dica bacana é investir em produtos mais naturais, com óleos essenciais e ingredientes  vegetais que penetrem nas camadas mais profundas da estrutura capilar e devolvam as substâncias perdidas pelos fios diariamente. A Máscara para Cabelos Hidratação Intensa Coco e Algodão Phytoervas é uma ótima opção, pois leva os ativos naturais de coco e algodão, altamente reconhecidos por suas propriedades hidratantes. Você vai adorar se cuidar assim!

Tire o cloro e o sal dos fios

Não tem nada melhor do que curtir um banho de mar ou aquela piscina, não é? Os dias quentes pedem! É uma programação que funciona até quando estamos sozinhos. Mesmo relaxando, entretanto, devemos manter os cuidados com os cabelos, principalmente quando há sal ou cloro envolvidos na ocasião. Sempre que mergulhar as madeixas, não se esqueça de enxaguá-las com água doce ao final para evitar o acúmulo de substâncias prejudiciais. Infelizmente, o cloro danifica muito a cutícula, deixando os fios bastante quebradiços – enquanto o sal presente na água do mar resseca aos poucos! Uma ducha após cada banho de piscina ou de mar já é suficiente para evitar tais efeitos tão nocivos. Não há segredo.

Proteja os fios do sol

Aplicou um bom filtro solar na pele? Está aguardando aquele tempinho enquanto ele seca para garantir 100% de proteção? Aproveite para utilizar um produto específico, com a mesma finalidade, também para os cabelos! Isso mesmo. O sol prejudica pele e cabelos de maneira implacável especialmente quando exageramos no tempo de exposição, o que é normal em um período como o verão. O que ocorre, como já falamos rapidamente, é um processo oxidativo que compromete substâncias essenciais à saúde dos fios, como as proteínas e a queratina que compõe a estrutura capilar. Perda de brilho e força são certos nesses casos! Por isso, conte com Phytoervas: tenha sempre um Protetor Capilar Sol, Mar e Piscina Macela e Aquiléia Phytoervas na bolsa e reaplique sempre que necessário para garantir madeixas lindas e saudáveis onde você estiver!

Cuidado ao lavar os cabelos

Com o calor e outros fatores, é natural que tenhamos vontade de lavar os fios mais de uma vez por dia, não é? No entanto, tenha muito cuidado! É preciso reservar um tempo bacana para que o couro cabeludo seque e não haja acúmulo de umidade na região, o que pode piorar quadros de dermatites ou até favorecer o surgimento de fungos. Se realmente precisar, por outro lado, você pode recorrer ao secador – mas de forma controlada, sem uso de escova e com uma temperatura amena, jamais muito quente. A mesma dica vale para as pessoas que costumam higienizar os fios e dormir com as madeixas molhadas: é melhor secar levemente a expor a área a maiores problemas. São detalhes que parecem simples, não é? Mas merecem toda a nossa atenção.

Evite ferramentas de calor

Essa é uma recomendação que vale não somente para o verão, mas para o ano inteirinho! Você percebeu que citamos o secador com temperatura amena no tópico anterior? É que quando utilizamos essas ferramentas (incluindo os modeladores e as pranchas) em altas temperaturas, acabamos agredindo e ressecando muito os fios – principalmente quando não utilizamos protetor térmico. Nossa maior missão é evitar a quebra e danos profundos às madeixas, por isso, evite utilizar tais recursos ao máximo! Se precisar secar os fios em algum momento, ajuste o secador para uma temperatura razoável, mas jamais extremamente quente. A saúde dos seus fios agradece!

Use bonés e chapéus leves

Chapéus e bonés fazem toda a diferença no look verão, não é? Eles são mesmo sinônimos de muito estilo e sofisticação. Porém, os benefícios desse uso não param por aqui! Eles também protegem muito bem os nossos cabelos da ação do sol, o que é muito positivo principalmente para quem tem fios coloridos e vive com medo do desbotamento. Ao incluir esses acessórios no visual, certifique-se de que os seus fios estejam secos e de que eles não apertem a região da cabeça, o que também pode gerar atrito nas madeixas. A ideia é utilizá-los de maneira leve, para que eles protejam sem que causem outros danos inesperados. Aproveite bastante!

Agora que você já tem as principais dicas de como aproveitar o verão cuidando dos fios, é hora de curtir! Temos certeza de que os seus cabelos ganharão um verdadeiro glow com essa atenção extra. O que você achou das recomendações de hoje? Há alguma que você considera a mais importante de todas? O que você costuma fazer sempre? Conte para nós! Queremos saber cada detalhe da sua experiência. Deixe seus relatos sobre o tema nos comentários abaixo. Também queremos saber como podemos continuar te ajudando em questões como essas. Caso queira tirar outros tipos de dúvidas ou deixar mensagens, lembramos que é muito simples falar conosco: basta seguir para a aba “atendimento” clicando aqui e escolher um canal.