Nós de Fada: como evitar os nós em fios crespos e cacheados?

Algumas situações do dia a dia costumam gerar bastante incômodo no que diz respeito aos cuidados com os cabelos.

A maioria parece até inofensiva quando, na realidade, pode de fato ocasionar problemas em longo prazo aos fios.

Um grande exemplo disso são os conhecidos “nós de fada” ou Triconodose, o nome dado a quando os fios embolam ao ponto de se transformarem em nós.

Essa ocorrência é mais comum nas madeixas crespas e cacheadas em razão de seu formato e do fato de serem mais finas.

Este último detalhe, inclusive, é um complicador para a quebra. Felizmente, a solução do problema é mais simples do que se imagina.

Em resumo, é possível evitá-lo com pequenas mudanças de hábitos, costumes prejudiciais que levam ao surgimento desses nós. O segredo é evitá-los desde já!

Como acontecem

Os “nós de fada” costumam ser muito pequeninos e podem acontecer tanto nas pontas quanto no comprimento dos fios.

Um dos momentos mais cruciais para o surgimento do problema é o de pentear, em que o atrito e o embaraço dos cabelos é inevitável.

Se as pontas estiverem mais ressecadas, também ficam mais propensas a nós e a consequentes quebras.

Deixar os fios embaraçados por muitos dias também é um habito nocivo que ainda hoje muita gente tem e que significa um prato cheio para a Triconodose.

Evitando os nós

Evitá-la, portanto, tem tudo a ver com cuidados simples que devem permear o dia a dia de quem costuma sofrer com o problema.

Nessa lista entram o desembaraço das madeixas durante a aplicação do condicionador especializado e na finalização e o corte das pontas a cada 3 meses.

O uso de toalhas de algodão e uma secagem delicada dos cabelos após o banho também é um segredo de expert.

Também vale evitar dormir com os fios soltos e usar uma fronha de cetim capaz de reduzir atritos diretos com as madeixas.

Desfazendo nós

Quando os nós acontecem, é importante que se tenha bastante cuidado com sua remoção. Há toda uma técnica envolvida nesse ponto!

Quem não quer cortar as pontas no momento pode investir em uma fitagem, prática comum aos fios cacheados e crespos.

Basta separar as áreas dos cabelos que mais costumam sofrer com os nós, aplicar o creme de pentear da linha capilar em uso nas porções dos fios e amassá-las como se fossem fitas com os dedos ou com um pente.

Cabe observar se os nós estão sendo removidos ou não. No geral, a ação neutraliza especialmente os localizados nas pontas.

Dicas extras de Phytoervas

É sempre melhor evitar do que remediar. Por essa razão, é essencial mudar atitudes para evitar os “nós de fada” e seus danos.

  • Use reparadores de pontas com proteção térmica diariamente para evitar embaraço.
  • Evite lavar os cabelos com água quente. O frizz e o ressecamento, consequências das altas temperaturas, facilitam a Triconodose.
  • Invista em máscaras de nutrição. Elas tornam a fibra capilar muito mais maleável, evitando qualquer aparição de nós.
  • Evite remover o nó com os dedos ou de forma ríspida. “Arrancar” só fragilizará o cabelo e abrirá espaço para outros problemas.

Se precisar do nosso apoio, siga para a aba “atendimento” clicando aqui e escolha um canal.