(Foto: Reprodução/Web)

Cabelo envelhece? Entenda o assunto e veja como cuidar bem dos fios

Com o passar dos anos, várias mudanças acontecem em nosso corpo. Ele passa a demandar o dobro de carinho e o nosso papel é nos garantir qualidade de vida e bem-estar. 

Pensando nisso, você já se questionou se os cabelos envelhecem conosco? 

Será que eles requerem um outro tipo de atenção a medida em que a idade, a rotina e as fases mudam? 

A verdade é que sim, as madeixas acompanham o ritmo da pele, por exemplo. Assim como ela, nossos fios sofrem diariamente com agressões como a poluição, os raios UV e até deficiências nutricionais que os envelhecem. 

No entanto, isso acontece de forma acelerada somente quando não tomamos as medidas preventivas adequadas.

Ou seja, o segredo está em não somente antecipar os sinais de envelhecimento capilar, mas evitar que eles sequer apareçam. E de cuidados especiais nesse sentido nós entendemos bem!

Hoje é o dia de conversarmos um pouco sobre o tema para que você mantenha os cabelos sempre bonitos, fortes e jovens como deseja. E como você! 

Sinais do tempo

Os fios costumam apresentar algumas características quando começam a envelhecer.

Vale a pena ter atenção a sinais como mudanças na curvatura, redução na quantidade de fios e diâmetro. As madeixas tornam-se mais finas e consequentemente quebram com facilidade.

Os cabelos também ficam mais ressecados pela diminuição de lipídios em sua composição estrutural, mais especificamente na região da haste.

Como evitar 

É possível agir antes mesmo de observar tais fatores.

Aliás essa é a atitude mais indicada, afinal o envelhecimento é algo inevitável, que precisamos lidar da melhor forma possível. Algumas ações nos ajudam e muito nesse sentido!

Vale, por exemplo, fazer uma análise da rotina e identificar fatores que prejudicam não só a aparência das madeixas mas a saúde como um todo.

Isso envolve má alimentação, estresse, uso exagerado de químicas, fumo, exposição excessiva ao sol e pontos que originam sérias consequências em longo prazo.

Identificadas as causas sistêmicas, a hora é de mudar.

Se é a alimentação que precisa melhorar, busque incluir fontes de ferro (como feijão e espinafre), vitamina A (como cenoura, tomate e batata doce) e ômega 3 (peixes como salmão e sardinha) no dia a dia, por exemplo.

E os fios brancos?

Os cabelos brancos já são outro assunto. Eles são resultado de um processo natural em que há redução dos melanócitos, substâncias que garantem a cor das madeixas.

O período de surgimento dos primeiros fios claros depende de fatores como a própria genética. Porém, é certo que isso aconteça mais cedo ou mais tarde.

Nesse caso, é importante que eles sejam muito bem cuidados.

Uma ótima maneira é incluir o uso de uma linha capilar especializada na rotina. É o caso da Linha Desamarelador Phytoervas, que evita que os fios adquiram um tom alaranjado e realça o belo grisalho!

Tudo isso enquanto fortalece as madeixas de dentro para fora!

Colorindo com saúde

No caso dos cabelos grisalhos, muita gente opta por colorações. Mas será que isso prejudica os fios?

E em relação ao envelhecimento das madeixas em si? O uso acelera os processos de passagem do tempo nos cabelos?

É importante lembrarmos que todo tipo de química pode ressecar e enfraquecer os cabelos em curto e longo prazo. Porém isso acontece de forma mais branda quando mantemos um dia a dia de cuidados firmes com as madeixas.

Além de utilizar somente colorantes de qualidade, fortalecer o Cronograma Capilar semanalmente ajuda e muito!

Investir em produtos especializados é a cereja do bolo. Uma linha que realce a cor e hidrate bem os cabelos é o que há.

É muito bom rejuvenescer com qualidade e vitalidade. Começando pelos fios! Phytoervas te ajuda nessa missão.?

Estamos mesmo presentes em todos os momentos! Conte conosco. Em caso de dúvida, siga para a aba “atendimento” clicando aqui e escolha um canal.