Cabelos longos: conheça as principais dicas para garantir fios lindos e saudáveis da raiz às pontas

Ele é um dos grandes desejos das mulheres brasileiras e o foco de todos os cuidados de muitas delas! Quem nunca sonhou em ter cabelos longos e cheios de vida da raiz às pontas? É comum que achemos que ter fios compridos e saudáveis é difícil, quase um desafio, mas, na realidade as madeixas lindas e extensas são o resultado de uma série de hábitos cotidianos que influenciam diretamente em sua saúde. Não basta simplesmente parar de cortá-las – o que, inclusive, não é o mais indicado – mas sim abraçar a missão de estimular seu crescimento e cuidar para que não haja quebra ou qualquer dano à fibra capilar. Se você tem cuidado para que os cabelos cresçam ou para que se mantenham longos ao seu gosto, as dicas que preparamos hoje serão muito úteis! Confira todas elas e anote para não esquecê-las: 

1. Hidrate quinzenalmente 

Nada como uma boa hidratação! Para os fios longos, então, ela é ainda mais importante. O ressecamento é muito comum nos cabelos compridos, porque os óleos produzidos naturalmente no couro cabeludo não conseguem chegar às pontas, deixando-os mais secos. O ideal, portanto, é que a cada 15 dias se utilize uma boa Máscara Capilar, escolhida preferencialmente de acordo com as condições dos cabelos. Para uma hidratação profunda, você pode contar com a Máscara Capilar Hidratação Intensa Coco e Algodão Phytoervas, que garante cabelos renovados e brilhantes graças à combinação mais pura dos ativos naturais do Coco e do Algodão. 

2. Desembarace com cuidado 

O momento que se segue após a lavagem geralmente é tenso, pois os cabelos estão mais frágeis e suscetíveis a quebras. Para não arriscar, o ideal é que se desembarace os fios ainda durante o banho, com a ajuda do condicionador e utilizando os próprios dedos. Ainda assim, é necessário que isso seja feito com muita cautela, pois mesmo os dedos podem danificar os cabelos! Faça isso de forma mais delicada possível e equilibre a quantidade de condicionador de acordo com o atrito que sentir nos fios. Jamais force-os! Estando molhados, eles são muito mais elásticos e quebram facilmente. 

3. Apare as pontas regularmente 

Engana-se quem pensa que para ter um lindo cabelo longo é necessário acabar com os cortes e ficar longe das tesouras de vez. Pelo contrário! Cortes bem feitos acabam com aquelas pontinhas duplas que comprometem os fios, dão mais leveza e movimento e ainda ajudam a favorecer o crescimento. Além disso, é possível apostar em truques para manter o comprimento em dia, como um bom corte em camadas, técnica que não altera o tamanho e, sem dúvida, cuida muito bem das madeixas. Visite seu cabeleireiro para um corte de 3 em 3 meses e verifique o que pode ser feito – mas não deixe de cortar! 

4. Aposte em fortalecimento

Quanto maior o comprimento dos cabelos, maior o risco de fissuras na estrutura capilar. Por isso, é fundamental que se garanta uma forcinha extra para os fios nos cuidados diários e, assim, se evite qualquer risco de quebra. Para isso, podemos incluir na rotina alguns produtos específicos, voltados exclusivamente para o fortalecimento. A Linha Fortalecimento Total Phytoervas faz isso muito bem utilizando seu ativo de Jaborandi, que tem ação direta no enfraquecimento dos cabelos e garante muita hidratação, maciez e brilho. Para uma ação completa, você conta com shampoo, condicionador e máscara. 

5. Cuidado com os fios molhados 

Você tem o hábito de lavar os cabelos à noite e dormir com os fios molhados? Se sim, comece a evitá-lo! Este costume é muito ruim para quem quer manter os cabelos longos saudáveis, pois a umidade afeta diretamente a saúde capilar, contribuindo, inclusive, para a proliferação de bactérias e fungos e favorecendo a quebra dos fios – uma vez que, molhados, eles ficam mais flexíveis. Por isso, sempre que lavar as madeixas, procure deixá-las respirar por algumas horas, o que pode ser muito bem feito nos primeiros momentos do dia. Uma pequena atitude que faz toda a diferença, não é? Experimente! 

O seu cabelo de Rapunzel merece toda a atenção! Nada melhor do que adotar ações especiais para cuidar dos fios, não é? Você tem alguma dúvida sobre o assunto? Alguma dica extra que costuma adotar para cuidar das madeixas? Compartilhe conosco nos comentários logo abaixo! Queremos saber todos os detalhes, inclusive o que você achou das nossas dicas! Em caso de dúvida, você já sabe: estamos à disposição para te ajudar. Fale conosco por meio do nosso atendimento clicando aqui