Hora de evitar as caspas! Confira 7 dicas para prevenir o quadro neste verão

Nessa época, muita gente costuma sofrer com a descamação do couro cabeludo. Isso pode e deve ser prevenido

Você sabia ou já percebeu que as caspas costumam aparecer em nossos cabelos com uma maior frequência no verão? Pois é, o quadro sofre influência direta do aumento das temperaturas da época, já que tem a ver com a produção de sebo na região. O nosso couro cabeludo descama quando esse sebo gera uma inflamação, fazendo com que as nossas células se renovem com uma maior agilidade e com que as que “morreram” recentemente se aglomerem em nossos cabelos. Quando o couro cabeludo descama, a depender da intensidade, gera bastante incômodo, não é? E mesmo sendo um problema comum, as caspas geram dúvidas principalmente no que diz respeito à prevenção. Será que é possível evitar que tudo isso aconteça? Se sim, o que devemos fazer para manter o couro cabeludo saudável e livre de grandes inflamações? Hoje compartilharemos com você as principais dicas neste sentido, que com certeza serão úteis durante todo o ano – mas farão total diferença na vitalidade e beleza dos seus fios ainda nesse comecinho de 2021. O que acha? Fique por dentro de tudo conosco! Faça o seguinte:

Comece pela alimentação

Você tem nutrido o seu organismo diariamente? Lembre-se que o que comemos influencia em todos os processos do nosso corpo, inclusive a produção de sebo por inúmeras glândulas. Alimentos muito gordurosos (como os embutidos) estimulam esse processo e dificultam a melhora de quem quer se livrar das caspas de uma vez por todas! A melhor recomendação, nesse sentido, é investir em alimentos anti-inflamatórios como as oleaginosas (amêndoas e nozes) e peixes como salmão, sardinha e atum. Vale a pena buscar apoio profissional! Uma dieta balanceada e desenvolvida por um/a nutricionista atenderá a todas as suas necessidades e melhorará a sua saúde como um todo.

Seque os fios corretamente

O hábito de dormir com as madeixas molhadas, por exemplo, está presente em muitas casas brasileiras. Entretanto, esse hábito é muito prejudicial! Quando os fios permanecem úmidos por um longo tempo, transformam-se em um espaço de proliferação de fungos que potencializam a descamação e, consequentemente, o surgimento das caspas. Evitar isso é simples, portanto: aguarde os cabelos secarem ou faça uso de secadores em temperatura amena após o banho (morna ou fria). Não esqueça que altas temperaturas estimulam a produção de mais sebo e o surgimento de mais inflamações!

Cautela com os acessórios

Chapéus, bonés e outros acessórios que cobrem toda a cabeça são de uma utilidade indiscutível nesta época do ano, afinal, nos protegem contra o sol e aliviam o mal-estar gerado pelo calor. Por outro lado, devemos ter cuidado e equilibrar esse uso! A maioria deles impede que o couro cabeludo respire por um longo período de tempo e gera o acúmulo gradual de umidade. Ou seja: ambiente perfeito para fungos, mais uma vez, e para a caspa. Utilize os seus acessórios prediletos, mas procure tirá-los de vez em quando para permitir que as madeixas respirem! Essa circulação de ar evita maiores problemas no futuro. Você verá!

Não lave os cabelos em excesso

O número de lavagens costuma aumentar na época mais quente do ano – porém, devemos “pisar no freio” quando o assunto é higienização dos cabelos. Quando feitas de maneira exacerbada, elas podem causar o chamado “efeito rebote” e fazer com que o couro cabeludo produza mais e mais sebo. Mais sebo é sinal de inflamação e de uma grande renovação de células, o que denota caspas na certa. Faça um cronograma de lavagens bem bacana e dê esse intervalo paras madeixas respirarem. Dificilmente o couro cabeludo enfrenta qualquer que seja o problema dessa forma: com todo o cuidado!

Reduza a temperatura da água

Banhos com água em altas temperaturas não são permitidos por aqui! Eles até podem ser deliciosos naquele fim de dia puxado, já que relaxam e aliviam a musculatura – porém, para os cabelos, o efeito é bastante preocupante. Aproveite esse toque especial com o corpo, mas evite toda a região dos cabelos! Quer saber por que essa recomendação é importante? Como já citamos, temperaturas elevadas estimulam a produção sebácea, ocasionando pouco a pouco as caspas. Experimente ajustar a água para fria ou até mesmo morna e reduza drasticamente o risco de desenvolver qualquer desordem nos cabelos ou no couro cabeludo.

Evite tratamentos químicos

Procedimentos químicos como os alisamentos carregam em si fortes substâncias que podem sim levar à descamação do couro cabeludo. Você sabe exatamente qual é a composição daquele item que o seu cabeleireiro tanto utiliza? É possível notar o surgimento das caspas alguns dias após om tratamento – por isso, se você puder evitar, evite. Deixe os fios um pouco mais naturais nesse período e aproveite para avaliar a saúde das suas madeixas naturais. Quem sabe você não muda de ideia e deixa os seus fios do jeitinho que eles são?

Experimente uma linha específica

Que tal uma Linha Anticaspa que não resseca os fios? Pelo contrário, que deixe-os sempre macios e brilhantes como você merece? A Linha Anticaspa Limão e Menta Phytoervas reduz a oleosidade e trabalha especialmente quando a descamação já ocorreu, reduzindo em até 80% o aparecimento das caspas e controlando sintomas como a coceira. O grande segredo é a fórmula com Phytocomplex e Bio Control, um normalizador do couro cabeludo, à base de extrato de sálvia e alecrim. Se você está precisando dessa força, pode conferir todas as informações sobre e adquirir os seus produtos clicando aqui.

Não há segredo, somente um cuidado constante e específico para que as caspas não apareçam nos seus fios! Se você costuma passar por tal situação, saiba que esse é o último verão dessa forma! O que você achou das dicas de hoje? Qual delas você pretende adotar desde já ou qual foi a mais importante para você? Conte para nós! Queremos saber cada detalhe da sua experiência. Deixe seus relatos sobre o tema nos comentários abaixo. Também queremos saber como podemos continuar te ajudando em questões como essas. Caso queira tirar outros tipos de dúvidas ou deixar mensagens, lembramos que é muito simples falar conosco: basta seguir para a aba “atendimento” clicando aqui e escolher um canal.