Novembro Azul: como prevenir e diagnosticar o Câncer de Próstata?

A campanha, de fundamental importância, chama a atenção dos homens para os cuidados intensivos com a saúde

Chegou a vez deles! Do Outubro Rosa passamos para o Novembro Azul, campanha que, ano após ano, acontece em pelo menos 21 países e tem o objetivo de alertar os homens acerca dos cuidados com a própria saúde, relembrando a prevenção de uma doença muito comum entre eles: o Câncer de Próstata. A inciativa visa conscientizar a todos sobre a importância do diagnóstico precoce e prevenção da patologia que, silenciosamente, atingiu cerca de 66 mil pacientes em 2020, de acordo com estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Essa realidade se dá principalmente porque muitos homens não visitam os seus médicos anualmente para realização de exames preventivos. No Brasil, os dados ainda são bastante preocupantes: segundo o Instituto Lado a Lado pela Vida, mais da metade dos homens atendidos pelo Sistema Único de Saúde nunca foi ao urologista.

Constatações como esta, infelizmente, abrangem doenças que vão além do Câncer de Próstata quando o assunto é saúde masculina e abarcam sua vitalidade e bem-estar como um todo. Por isso, atualmente, o Novembro Azul destaca a necessidade de cuidados com a saúde integral do homem, que envolvem também outros quadros clínicos delicados porém bastante comuns como a hipertensão e o diabetes. A ideia, portanto, é promover uma mudança geral, significativa e duradoura nos hábitos deles, quebrando preconceitos reforçados ao longo dos anos, elevando a importância de um acompanhamento médico anual e exaltando os benefícios de um dia a dia muito mais leve e saudável. Pensando em todos esses pontos, falaremos, hoje, sobre a prevenção do Câncer de Próstata e todo o processo de diagnóstico da doença, que assim como outros quadros de ordem oncológica, possui maiores chances de cura quando descoberto e tratado cedo. O que acha de espalhar essa mensagem?

O Câncer de Próstata

Este tipo de Câncer afeta especificamente a próstata, uma glândula do tamanho de uma noz – presente apenas nos homens –, cuja função é produzir o líquido seminal. Como acontece em quadros do gênero, a doença se caracteriza pela multiplicação desordenada das células da região, que aos poucos vão ocupando toda a área e, em estágios mais avançados, inviabilizam até mesmo funções básicas como urinar. Ele acomete principalmente indivíduos que tenham mais de 50 anos de idade e ainda é um dos cânceres de maior prevalência no mundo. Estima-se que pelo menos 15% dos homens apresentem a patologia neste período da vida e 95% dos casos sejam descobertos apenas já em estágio avançado, dados que a campanha Novembro Azul visa reduzir por meio do compartilhamento de informações valiosas e de lembretes fundamentais acerca do autocuidado masculino.

Os principais sintomas

Na fase inicial, o Câncer de Próstata tem evolução silenciosa – a maioria dos homens não apresenta qualquer sintoma ou, quando apresentam, têm um quadro muito parecido com o crescimento benigno da próstata. Por isso é tão importante que os exames preventivos estejam em dia! Em estágios mais avançados, a doença apresenta sinais como dores durante a passagem da urina e ao ejacular, urinar em gotas ou jatos sucessivos, dificuldade para interromper a urina, necessidade constante de urinar de forma imediata, problemas em conseguir ou manter a ereção, dores nos testículos, lombar, bacia ou joelhos e muito mais. É fundamental, portanto, que os homens estejam sempre atentos a mudanças no organismo e procurem um médico em caso de alteração para que o profissional tire dúvidas, oriente e trate cada quadro de maneira eficaz. Vale destacar mais uma vez: a ausência de sintomas não significa ausência de doença. O Câncer de Próstata é silencioso! Por isso os exames preventivos anuais são essenciais a uma manutenção adequada da vitalidade.

Quais são os fatores de risco?

Alguns componentes predispõem o desenvolvimento do Câncer de Próstata. São eles:

  • A idade. Como destacamos anteriormente, homens entre 50 e 65 anos de idade fazem parte do chamado grupo de risco da doença. É raro que a patologia acometa indivíduos do sexo masculino com menos de 40 anos – ainda assim, os jovens devem se cuidar.

 

  • A raça. Infelizmente, o quadro é mais comum em homens de origem africana e caribenha, por exemplo. Em hispânicos/latinos e asiáticos os números são pequenos. Os motivos desse destaque racial no que diz respeito ao surgimento da doença ainda são incertos.

 

  • O histórico familiar. Se algum homem da família já teve a doença, a chance de seus sucessores desenvolverem a mesma patologia também aumenta, já que as questões genéticas também a permeiam.

 

  • O sobrepeso. Homens que estão acima do peso ou enfrentam a obesidade – além dos que fumam e fazem uso abusivo de álcool constantemente – também têm maiores chances de desenvolver a doença, o que destaca a importância dos cuidados com os hábitos de vida.

 

  • Má alimentação. Como sabemos, uma dieta saudável ajuda a prevenir várias doenças crônicas não transmissíveis como o Câncer de Próstata. Ingerir alimentos gordurosos, processados e industrializados em demasia, além de outros itens prejudiciais, aumenta as chances de surgimento desta patologia e de muitas outras.

 

  • Histórico de doenças sexualmente transmissíveis. DSTS como a gonorreia e a clamídia podem favorecer a inflamação da próstata. Os estudos sobre essa relação, no entanto, ainda são inconclusivos.

O diagnóstico

A melhor maneira de diagnosticar a doença, especialmente em sua fase inicial, se dá por meio de exames preventivos – mais especificamente o toque retal, indicado de forma anual para homens acima dos 50 anos. De acordo com especialistas, é a maneira mais segura de detecção de possíveis anormalidades. Ele auxilia na identificação do estágio da doença e fortalece a definição do tipo de tratamento adotado posteriormente. Além deste, a biópsia, o ultrassom transretal e a cintilografia também são extremamente eficazes. Todos os casos são distintos entre si. Por isso, se o Câncer de Próstata for diagnosticado, o protocolo de tratamento será indicado pelo médico que acompanha o paciente de acordo com as especificidades das células e da extensão da biópsia realizada, por exemplo. O importante é que os cuidados sejam iniciados imediatamente para que o paciente tenha maiores chances de cura.

Como prevenir o Câncer de Próstata?

A medicina ainda não identificou a causa exata do Câncer de Próstata, portanto, os meios de prevenção da patologia ainda são incertos. Os fatores de risco, claro, não podem ser controlados – porém, outros pontos sim. O que se sabe é que a adoção de hábitos mais saudáveis pode fazer a diferença não somente em relação a esta doença, mas a muitos outros quadros que afetam o ser humano. Por essa razão, vale a pena ser fisicamente ativo (buscar a realização diária de atividades físicas que sejam de fato prazerosas), manter um peso saudável, alimentar-se de maneira equilibrada (incluindo frutas, legumes, verduras e priorizando itens de origem natural) e ter o apoio de bons profissionais sempre (como procurar um nutricionista, exercitar-se junto a um educador físico e ter uma equipe de médicos para exames de rotina). Por uma vida cheia de qualidade, bem-estar e vitalidade, cada cuidado conta!

Neste Novembro Azul, é muito importante que cada um de nós faça a sua parte para fortalecer a campanha. Um ótimo começo é disseminar informações de qualidade e estimular que os homens se cuidem e procurem seus médicos em prol da prevenção do Câncer de Próstata. Você conhecia as informações que compartilhamos hoje? Qual delas mais te chamou a atenção? O conteúdo de hoje foi útil para que você ficasse por dentro de uma patologia ainda tão comum no mundo? Você tem alguma outra dúvida sobre a doença ou gostaria de saber mais sobre determinado ponto? Faça o seguinte: conte para nós, ou, se preferir, compartilhe relatos acerca do tema nos comentários abaixo. Queremos saber como podemos continuar te ajudando em questões como essas. Caso queira tirar dúvidas ou deixar mensagens, lembramos que é muito simples falar conosco: basta seguir para a aba “atendimento” clicando aqui e escolher um canal.