Por que os cabelos ficam oleosos? Entenda o problema e veja o que fazer

O seu cabelo tende a ser oleoso ou apresenta oleosidade ocasionalmente? Essa é uma reflexão necessária antes de buscarmos soluções para os fios oleosos!

O questionamento deve ser feito porque algumas madeixas de fato possuem tal tendência. Outras, porém, sofrem com o excesso de oleosidade em razão de hábitos indevidos que adotamos ao longo do tempo.

Onde será que você se encaixa aqui? Será que as razões por trás da oleosidade dos seus fios são genéticas, hormonais ou ambientais, da rotina?

Independentemente disso, cabelo oleoso merece atenção especial. Essa atenção envolve uma série de cuidados capazes de controlar a produção de sebo e devolver a leveza e a beleza que os fios merecem!

Se você está buscando uma solução para a oleosidade das madeixas, chegou a hora de conversarmos sobre alguns pontos que influenciam no quadro.

Uso incorreto do shampoo

O shampoo é o item que higieniza os fios e o couro cabeludo, removendo resíduos de sujeira, poluição e excesso de sebo da região. Porém, deve ser usado corretamente!

Quando isso não acontece, esses resíduos podem acumular-se ao ponto de elevar a produção de óleo.

O quadro pode ainda evoluir para uma inflamação e transformar-se nas conhecidas caspas, a descamação do couro cabeludo.

O ideal, portanto, é aplicar o shampoo na raiz e massagear a área adequadamente para garantir que o produto esteja atuando da maneira que deve.

Desequilíbrio na alimentação

Como em tudo no nosso corpo, o que comemos é um ponto chave. A alimentação influencia diretamente na saúde e aparência dos cabelos!

Quando elevamos a ingestão de alimentos gordurosos como os fast-food, frituras e guloseimas, estimulamos a produção de sebo pelo couro cabeludo.

Vale a pena equilibrar esses itens com ingredientes de uma dieta mais saudável como peixes (ômega-3), cenoura e abóbora (betacaroteno) e sementes, nozes e castanhas (zinco).

Tocar muito nos fios 

Parece um hábito inofensivo, mas passar a mão pelas madeixas a todo instante influencia profundamente na produção de sebo.

Nesse momento, não há só esse estímulo como também a transferência de sujeira das mãos e dos dedos para os fios. É oleosidade na certa!

Além de evitar esse costume, vale a pena lançar mão de penteados e acessórios como grampos e presilhas em locais estratégicos, como na franja.

Viver sob forte estresse

Saúde mental tem tudo a ver com o funcionamento do organismo e, consequentemente, com a nossa aparência. O estresse também influencia na oleosidade capilar!

Para evitar a elevação da produção de gordura e suor na região do couro cabeludo, a dica é relaxar. Ter um dia a dia mais leve é fundamental!

Práticas como a respiração guiada, yoga e meditação contribuem e muito. Assim como o apoio de um profissional da psicologia a depender do caso. Cuide-se!

Dica extra de Phytoervas

Quem sofre com a oleosidade capilar com regularidade deve utilizar uma linha de cuidados específica. Phytoervas pode ajudar!

A Linha Controle da Oleosidade Gengibre e Menta Phytoervas limpa suavemente o couro cabeludo enquanto controla a produção de sebo.

Os fios saudáveis e bonitos ressurgem gradualmente graças à combinação das propriedades naturais e adstringentes de seus ingredientes principais, que devolvem o movimento e saúde às madeixas.

O que acha de investir em uma boa mudança de hábitos contando com Phytoervas? É um prazer estar presente em seu dia a dia!

Experimente! Se precisar do nosso apoio, siga para a aba “atendimento” clicando aqui e escolha um canal.