Transição Capilar: quais cuidados ter para que os cachos cresçam fortes e saudáveis?

Durante muitos anos, os alisamentos capilares como as escovas progressivas foram os queridos das brasileiras. Há algum tempo, entretanto, muitas mulheres decidiram tomar o rumo contrário e assumir suas madeixas naturais, revelando lindos cachos! Entrou em cena, então, a chamada Transição Capilar – o processo em que o cabelo cresce totalmente e livra-se da química. Esse período não tem duração definida, pois depende essencialmente da velocidade de crescimento dos fios de cada pessoa e da química utilizada, mas é, sem dúvida, uma época de autodescobrimento, autoafirmação e de fortalecimento da autoestima. Muito bacana, não é? E para que corra tudo bem, a atenção com os cabelos deve ser redobrada nesse momento – pois é preciso que os cachos sejam muito bem recebidos e cuidados desde já! Para quem já iniciou a transição ou para quem tem vontade de fazer, trouxemos hoje algumas dicas fundamentais a serem adotadas neste período. Todas elas são atitudes simples mas que fazem total diferença nas madeixas naturais, hidratadas e definidas que vêm por aí. Confira uma por uma conosco: 

1. Corte os fios aos poucos 

Durante a transição, é normal que, a medida que os cabelos crescem, eles não apresentem uma textura definida. Há quem opte pelo Big Chop (Grande Corte) e quem prefira esperar a raiz crescer e ir cortando aos pouquinhos. Se você está neste segundo grupo, o ideal é que os cortes tenham intervalos de 3 meses – o período ideal para minimizar aquele aspecto meio indefinido e para fortalecer bem os fios. Você também pode observar como é o crescimento dos cabelos (rápido ou devagar) e definir você mesma as épocas de corte de acordo com esta velocidade. O importante é ir, aos poucos, se acostumando com os fios mais ondulados. Você, sem dúvida, vai adorar! 

2. Invista em boas máscaras 

Tratamentos capilares são indispensáveis neste período! Isso porque durante o processo de crescimento, os cabelos podem ficar mais fragilizados e suscetíveis a ação de inúmeros agentes externos, como o clima, a poluição e os raios UV. Por isso, se possível, faça um bom cronograma capilar que envolva as etapas de reconstrução, nutrição e hidratação – sempre utilizando máscaras de qualidade, em que você confie. Nós podemos te ajudar em todas as fases, com máscaras como a Hidratação Intensa Coco e Algodão Phytoervas e a Super Restauração Ômega 3 e Ômega 6 Phytoervas. Todas garantem a proteção que você precisa, além de cabelos macios, hidratados e brilhantes! 

3. Escolha bem os seus produtos 

Shampoos e condicionadores também não podem ficar de fora da sua seleção, afinal, eles fazem toda a diferença no trato com os fios. Durante toda esta fase, recomenda-se que você aposte em itens com função hidratante e que sejam capazes de fortalecer as suas novas madeixas do jeito que elas merecem! A Linha Reposição de Queratina Phytoervas pode ser uma ótima opção para a época, pois oferece um tratamento diário intensivo para cabelos que já foram danificados anteriormente, reestruturando toda a parte interna dos fios. Com este cuidado no dia a dia, você ganha cabelos mais fortes, macios e brilhosos – prontos para finalizarem a transição com sucesso. 

4. Evite secadores e chapinhas 

No início da transição pode ser difícil lidar com os fios um pouco indisciplinados e sem forma. No entanto, é muito importante que se evite o uso de qualquer ferramenta de calor, sejam secadores, chapinhas e até modeladores de cachos – pois todas elas ressecam muito os cabelos e podem prejudicar a saúde dos fios naturais que vêm crescendo, deixando-os quebradiços e até sem definição. Caso seja necessário utilizá-las, selecione bem as ocasiões e não se esqueça de aplicar um bom protetor térmico em todo o comprimento das madeixas. Uma ótima alternativa para não utilizar instrumentos de calor nos fios é apostar em texturizações frequentes, as quais detalharemos a seguir! 

5. Teste a texturização 

A texturização é uma forma caseira de mudar o formato dos fios sem que haja a necessidade de qualquer intervenção química! Existem diversas formas de fazê-la, todas rápidas e práticas. Uma delas é a Texturização de Coquinhos, em que basta desembaraçar bem os fios com os dedos, utilizar um bom Ativador de Cachos, enrolar as mechinhas em pequenos coques e deixar por algumas horas. Ao desfazê-los, você descobrirá madeixas cacheadas e muito bem cuidadas, além de livres de química! Este truque pode ser adotado sempre que necessário – especialmente nos momentos em que queremos um penteado especial ou até mesmo uma prévia de como os cabelos podem ficar! 

A Transição Capilar é mesmo um período incrível de transformação, que merece cada cuidado! Você ainda tem alguma dúvida sobre o assunto? Gostaria de compartilhar a sua experiência e dicas extras? Como foi ou está sendo a sua transição? Você está pensando em fazê-la? Deixe sua mensagem aqui nos nossos comentários, logo abaixo! A sua contribuição é fundamental! Além disso, você já sabe: nós estamos sempre à disposição para te ajudar. Conheça os nossos canais de atendimento clicando aqui