Como cuidar de cabelos crespos? Veja 5 dicas essenciais de Phytoervas

Os fios crespos têm uma beleza que é só deles. Desde que os alisamentos saíram um pouco de cena, muitos cachos foram revelados em todo o seu encanto. É não é para menos! Eles merecem mesmo esse destaque.

Encaracolados, sua curvatura é bastante acentuada, formando cachinhos menores e mais definidos. Esse detalhe, no entanto, assim como ocorre com todos os tipos de fios, demanda cuidado especial.

Isso porque o formato das madeixas impede que a oleosidade natural produzida no couro cabeludo alcance a ponta dos fios, fazendo com que os cabelos sejam, no geral, um pouco mais secos e requeiram atenção extra no quesito hidratação.

Ainda assim, é claro, soluções existem e o cuidado com os cabelos crespos não precisa ser complicado. Não é necessário, por exemplo, passar horas e horas no salão. Basta entender suas necessidades e atendê-las no dia a dia.

O que fazer, então, para garantir que os cachos estejam sempre em forma, nutridos, leves e bem soltinhos?

Experimente a umectação

Nós já falamos dos benefícios da umectação por aqui – uma técnica que nutre e muito os fios, especialmente os cacheados e crespos. Vale muito a pena, viu? Uma dica bacana é utilizá-la para proteger os cabelos antes da higienização com o shampoo.

O óleo forma uma capa protetora nos cabelos que mantém os nutrientes essenciais intactos na estrutura do fio e evita danos indesejáveis como um ressecamento extremo e quebra.

Aplique o óleo de sua preferência nas madeixas e faça uma fitagem, espalhando o produto mecha a mecha em todo o comprimento. Deixe agir por alguns minutos ou, para um efeito ainda mais bacana, uma noite inteira.

Use uma linha adequada

Adequar os produtos que utilizamos às demandas específicas dos nossos cabelos é fundamental. As características dos fios pedem ingredientes e ação direcionada, por isso, não podemos deixar de garantir esse cuidado.

Phytoervas tem uma linha específica para cachos que faz toda a diferença! A fórmula de todos os itens leva o óleo de Pracaxi de Baobá, seguindo, inclusive, os conceitos de Low Poo.

Ou seja, mesmo o shampoo leva agentes de limpeza de caráter suave, que higienizam e tratam os cabelos sem agredir a fibra capilar. Esse detalhe mais do que especial é sinônimo de cachos definidos, hidratados e com brilho!

Na Linha Cachos Pracaxi e Baobá temos shampoo, condicionador, máscara e creme de pentear específico para madeixas crespas, para reforçar ainda mais a definição e evitar o temido frizz.

O segredo é finalizar

Sim! A finalização carrega muito do segredo de fios crespos saudáveis, definidos e soltinhos. Existem inúmeras técnicas nesse sentido, como a própria fitagem e a plopping.

A plopping, por exemplo, consiste em enrolar os cabelos em uma camiseta (ou tecido de algodão) e permitir que as madeixas sequem moldadas dessa forma. Simples! Basta escolher uma e experimentar!

Um outro ponto fundamental aqui é selecionar produtos que, de fato, entreguem a hidratação que cabelos crespos precisam. A Linha Cachos é ideal nesse sentido, já que é completa todo o ciclo de cuidados básicos com os cabelos. Tudo isso sem agredi-los ou ressecá-los mesmo na lavagem, importante lembrar.

Hidrate bem no cronograma

O cronograma capilar voltado para fios crespos também conta com as três etapas fundamentais. A hidratação, a nutrição e a reconstrução estão presentes! No entanto, devemos levar em conta que uma delas é priorizada de acordo com a necessidade do fio no momento.

Cabelos que já passaram por procedimentos químicos demandam um pouco mais da reconstrução. Já os que enfrentam o ressecamento característico merecem atenção à hidratação.

Na dúvida, vale a pena consultar um profissional capacitado a avaliar as madeixas e auxiliar com um calendário específico de tratamento. Uma coisa é certa: os cabelos se transformam quando nos dedicamos a um bom Cronograma Capilar.

Dicas extras de Phytoervas

* Que tal ter sempre à mão um borrifador com leave-in misturado a um pouquinho de água para redefinir os cachos durante o dia? É possível revitalizar bem as madeixas assim!

* Jamais penteie cabelos crespos secos. A chance de quebra é grande e os danos são cumulativos. Quando úmidos, tenha cuidado e utilize somente pentes com dentes largos.

* Deixe os fios secarem ao natural sempre que possível. Isso ajuda na definição dos cachos e reduz danos, evitando o costume de usar difusores e outras ferramentas de calor.

Tudo pronto para uma verdadeira revolução nos cabelos crespos! São os detalhes que transformam o dia a dia e elevam ainda mais a beleza dos fios. Vale a pena cuidar!

Você tem alguma dúvida sobre o tema ou algum de nossos produtos? Siga para a aba “atendimento” clicando aqui e escolher um canal. Continue conosco!